Demografia | CISM
top of page
IMG_1525.JPG

DEMOGRAFIA
PLATAFORMA DE VIGILÂNCIA GEOGRÁFICA E DEMOGRÁFICA

O QUE FAZEMOS?

O Departamento de Demografia vem implementado desde 1996 um Sistema de Vigilância Demográfica (SVD) no distrito de Manhiça composto pela plataforma geográfica e a plataforma demográfica. Estas plataformas são cruciais para o desenvolvimento de estudos de investigação em saúde uma vez que fornecem dados e indicadores demográficos que permitem medir o impacto das diferentes intervenções, localizar e dar seguimento aos participantes dos diferentes estudos, seguir as tendências demográficas da população, elaborar mapas precisos de distribuição das doenças na área de estudo entre outras potencialidades. Esta experiência de uso de plataforma demográfica foi transferida nos últimos anos para 4 grandes estudos em curso dos quais no âmbito do estudo CLIP em 12 conglomerados em Gaza e Maputo, no âmbito da iniciativa de eliminação de Malária (MALTEM) no distrito de Magude, no âmbito do estudo COST e posteriormente do estudo BOHEMIA no distrito de Mopeia, na Zambézia. 

EQUIPA

Charfudin.jpg

Charfudin Sacoor

Responsável da Demografia

A sua área de Pesquisa é a Demografia de saúde, com especialização em Sistema de Vigilância Demográfica incluindo a captura longitudinal de dados, gestão e análise de dados demográficos. Isto inclui também epidemiologia de campo centrada na dinâmica populacional e agregados familiares, migrações, determinantes de saúde, saúde materno-infantil e causas de morte.

 

Tem estado envolvido em várias actividades de capacitação, tais como apoio na implementação de plataformas de vigilância demográfica, incluindo duas do Instituto Nacional de Saúde no Ministério da Saúde em Moçambique (no Distrito de Chokwe e Bairro Polana Caniço em Maputo, Moçambique). Prestou apoio semelhante ao Centro de Investigação Sanitária de Angola (CISA), Caxito, Angola e em outros Centros africanos. É também docente de Demografia no Curso de Mestrado em Saúde Pública na Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique, e doutorando em Saúde Publica na Universidade de Barcelona em Espanha.

_DSC0238.JPG

PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES

Área ainda em construção

EM
BREVE

bottom of page