Sobre nós | CISM
top of page
Quem somos

QUEM SOMOS

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • YouTube

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO EM SAÚDE DE MANHIÇA (CISM)

O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) criado em 1996, é um centro de investigação consolidado, altamente especializado e com forte capacidade de investigação em doenças transmissíveis prevalentes em Moçambique, com particular enfoque às principais causas de morbi-mortalidade no país (malária, HIV/SIDA, tuberculose e doenças bacterianas).

 

A actuação do CISM centra-se na pesquisa. Para tal, conta com plataformas de pesquisa (vigilância geográfica e demográfica e vigilância de morbilidade), serviços de apoio à pesquisa (laboratório, tecnologia de informação, gestão e análise de dados) e formação.

Para gerir as actividades, o Centro conta com uma estrutura organizacional composta pela Direcção Geral, 3 Direcções de Áreas (Científica, Administrativa e Financeira), dentro das quais se encontram diferentes departamentos, que por sua vez incorporam sectores e serviços. 

FUNDAÇÃO MANHIÇA

O CISM é gerido pela Fundação Manhiça, uma entidade de direito privado e de utilidade pública, criada em 2008 pelos Governos de Moçambique e de Espanha, o Instituto Nacional de Saúde de Moçambique (INS), a Fundació Clínic per la Recerca Biomèdica (Hospital Clínic-Universitat de Barcelona) e o Dr. Pascoal M. Mocumbi como membro fundador honorário.

 

É nesta base que colabora com diferentes instituições tanto públicas como privadas, de diferentes âmbitos (a academia, a investigação e a assistência), estabelecendo, um modelo excepcional de partenariado público–privado no âmbito da cooperação ao desenvolvimento e da saúde global.

VISÃO

Ser um centro de excelência em investigação biomédica que permita informar as políticas de saúde a nível nacional e internacional.

MISSÃO

Promover e realizar investigação biomédica em áreas de saúde prioritárias, para salvaguardar a saúde das populações mais vulneráveis.

VALORES

  1. Excelência: A investigação é sempre realizada de acordo com as melhores práticas em cada área de actividade;

  2. Ética: Respeito e cumprimento das normas institucionais, valores e principios das comunidades e dos parceiros com que colaboramos; 

  3. Integridade: O Centro prima pelo sentido de rectidão, lealdade, responsabilidade, transparência, imparcialidade e honestidade

Nossa história

NOSSA HISTÓRIA

CRIAÇÃO DA FUNDAÇÃO

A criação da Fundação em 2008, foi um dos marcos mais importantes no desenvolvimento do Centro, pois permitiu dotar o CISM de uma estrutura legal moçambicana, que facilitasse a sua sustentabilidade e autonomia a longo prazo, mantendo o envolvimento e compromisso dos parceiros que a formam.

O Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) une-se ao Patronato, em substituição a Fundação Clínic de Barcelona

CRIAÇÃO DO CENTRO

O Centro desenvolveu-se seguindo a orientação de um Programa de Cooperação Bilateral entre os Governos de Moçambique e de Espanha, com o apoio do Hospital Clínic da Universitat de Barcelona (por via da Fundação Clínic per la Recerca Biomédica), para lutar contra as doenças e salvaguardar a saúde da população vulnerável, por meio da investigação, assistência sanitária e formação.

Como parte da estratégia integradora e de apropriação por parte do país, se unem ao seu patronato a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC) e a Universidade Eduardo Mondlane (UEM). 

Órgãos de Governação

ORGÃOS DA FUNDAÇÃO

Martinho Dgedge

Prof Dr Martinho do Carmo Dgedge

Presidente da Fundação

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

COMISSÃO EXECUTIVA

CONSELHO CIENTÍFICO

DIRECÇÃO EXECUTIVA

Equipa

NOSSA EQUIPA

bottom of page