top of page
Foto do escritorWanderleia Iris Noa

7º FÓRUM GLOBAL SOBRE VACINAS CONTRA A TB IMPULSIONA INVOCAÇÃO NA PESQUISA CONTRA A DOENÇA




Realizado na cidade de Rio de Janeiro, Brasil, o 7º Fórum Global sobre Vacinas contra a TB se constitui como um encontro particularmente significativo por se estar em busca da eliminação da TB através da introdução de novas vacinas.


Sob o tema “Impulsionar a inovação desde a descoberta até ao acesso”, o fórum reuniu os principais investigadores, criadores e decisores políticos para discutir os últimos avanços no desenvolvimento de vacinas contra a TB. Neste momento, existem várias vacinas candidatas promissoras em fase final de ensaios de eficácia, e os esforços centram-se agora em assegurar que estas vacinas sejam económicas e acessíveis a todas as populações necessitadas.


“Positividade do QuantiFERON-Plus (QFT-plus)* num grande ensaio de tratamento preventivo entre Pessoas que Vivem com o HIV (PVHIV) em 3 locais com elevada incidência de TB: implicações para o desenvolvimento de vacinas em PVHIV” foi o estudo apresentado por Dinis Nguenha, Investigador do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) durante o fórum no Rio de Janeiro.


De acordo com Dinis, os resultados deste estudo fornecem informações essenciais sobre a dinâmica da infecção por Mycobacterium tuberculosis (Mtb) entre as PVHIV, que devem ser consideradas na selecção dos locais de ensaio, na concepção dos estudos e na estimativa das dimensões das amostras para futuros ensaios de vacinas contra a TB dirigidos a esta população, pois, o estudo explorou a prevalência da positividade do QuantiFERON-Plus (QFT-plus) e as taxas anuais de conversão e reversão em pessoas que vivem com o HIV e que estão a receber tratamento preventivo da TB em três contextos de elevada incidência.


O estudo concluiu que a prevalência de QFT e as taxas anuais de conversão/reversão oferecem dados cruciais para compreender a dinâmica da infecção por Mtb entre as PVHIV. Estas métricas são essenciais para melhorar a concepção e a execução de ensaios de vacinas contra a TB para este grupo vulnerável.


“O 7º Fórum Global constituiu uma oportunidade única para interagir com os principais especialistas no desenvolvimento de vacinas contra a TB. Na qualidade de investigador principal de um dos dois principais ensaios clínicos de vacinas contra a TB no CISM, vi oportunidades para melhorarmos a colaboração global e as estratégias de ensaio. Além disso, a experiência colectiva partilhada por aqueles que realizaram e concluíram com êxito ensaios de vacinas contra a TB proporcionou uma visão crítica das melhores práticas, estratégias operacionais e potenciais desafios na gestão de ensaios em grande escala, sendo que ao promover a colaboração e a partilha de conhecimentos, estamos um passo mais perto de um futuro em que a tuberculose deixará de ser uma ameaça”, comenta Dinis Nguenha.

Tendo acrescentado que estas discussões irão influenciar grandemente o trabalho em curso no CISM, ajudando a aperfeiçoar as estratégias de gestão de ensaios e garantindo que os nossos ensaios continuam a cumprir os mais elevados padrões científicos e éticos.


Em termos de resultados do evento, o investigador do CISM entende que o Fórum Global realçou os incríveis progressos realizados na investigação e desenvolvimento de vacinas contra a TB, bem como a vontade colectiva da comunidade global de levar estas vacinas às populações que mais precisam delas.







*é um teste laboratorial que analisa a resposta do sistema imune ao Mycobacterium tuberculosis (bacilo da tuberculose – MTB) através da produção de interferon-gama pelas das células T CD4 e T CD8 em resposta a proteínas de antígeno específicas do MTB

11 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page