top of page

CISM DESTACA O PAPEL DO COMITÉ CONSULTIVO COMUNITÁRIO E ATRIBUI CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO AOS MEMBROS

Atualizado: há 5 dias

Numa recente reunião com os membros do Comité Consultivo Comunitário (CCC), Charfudin Sacoor, Coordenador Cientifico do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), em representação do Director Geral, partilhou com os membros as actualizações sobre os desafios enfrentados pela instituição. O encontro destacou a importância estratégica do centro, sobretudo em contextos adversos.


A sessão coordenada pela Oficial de Ligação com a comunidade no CISM, Saquina Cossa, serviu para discussão de questões cruciais como o fecho do actual CCC no âmbito reestruturação do CISM, de forma a que seja adequado ao contexto actual do centro.


Reconhecimento ao trabalho do CCC

Apesar das adversidades, foi manifestado um profundo agradecimento pelo empenho dos membros do CCC, destacando o papel fundamental que o comité tem desempenhado desde a sua criação.


"O CCC, composto por membros da comunidade, actuam como ponte de diálogo, confiança e colaboração entre os investigadores e a população participante dos pesquisas cinetificas. Este órgão tem sido indispensável para a realização de pesquisas. É sempre bom interagir com pessoas que se identificam com as causas do CISM.Portanto, agradecemos a todos que de forma voluntária se dedicaram a esta iniciativa  de apoio mútuo", enfatiza Oficial de Ligação com a comunidade no CISM.


Durante a cerimónia, foram entregues certificados de reconhecimento aos membros, em sinal de apreço pela sua dedicação. “A vossa contribuição é valiosa, e queremos que continuem a trabalhar com o mesmo compromisso”, disse Charfudin, expressando o desejo de que o novo CCC mantenha o foco nas actividades relacionadas às vacinas, em alinhamento com as actuais prioridades do centro.

 

Depoimentos de membros e continuidade do trabalho

O presidente do CCC, João Magaia, aproveitou a ocasião para relembrar a trajectória do grupo, criado em 2010, destacando os desafios enfrentados ao longo dos anos, bem como as saídas e perdas de membros.


“Apesar das dificuldades, mantivemo-nos firmes. Trabalhar no CCC exige dedicação, sem expectativas de recompensas materiais”, frisou.

Um dos pontos destacados foi a expansão do modelo de comité para outras províncias, como a Zambézia – um sinal claro, segundo o presidente, de crescente impacto comunitário do CISM.


Visivelmente emocionada, a secretária do grupo, Teresa Pedro Mboa, disse que receber o certificado de reconhecimento é uma honra e um motivo de orgulho, algo que poderá partilhar com a família e a comunidade. A vice-presidente, Maria Mabui também expressou a sua gratidão, apelando à continuidade da colaboração e enaltecendo o bom comportamento e o compromisso demonstrados pelos membros ao longo dos anos.

 

Encerramento e pedidos da comunidade


Charfudin informou que o centro está activamente em busca de novos financiamentos, com ênfase em projectos de desenvolvimento de vacinas destinados a melhorar a saúde das comunidades locais.


A reunião foi encerrada com intervenções de agradecimento por parte dos participantes, que reforçaram a importância de valorizar o papel dos membros do CCC no fortalecimento dos serviços de saúde. Um dos membros destacou a necessidade de igualdade no atendimento hospitalar, afirmando: “Queremos ser tratados como qualquer trabalhador. Não deve haver distinção entre cidadãos comuns e profissionais de saúde.” O apelo reflete o desejo da comunidade por um sistema de saúde mais inclusivo e justo para todos.



Comments


Endereços e contactos

SEDE, MANHIÇA, BAIRRO CAMBEVE

Rua 12, CP 1929

Telf: (+258)  21 81 01 81  /  21 81 00 02

fundacao.manhica@manhica.net

ESCRITÓRIO DA CIDADE DE MAPUTO

Avenida da Marginal, nº 3987, CP 1929

Telf: (+258) 21 49 64 45 / 21 90 01 90

ESCRITÓRIO DE QUELIMANE

Av. Eduardo Mondlane, bairro 1º de Maio

(rua de pavê atrás da Esquadra da Sagrada)

Email: ester.domingos@manhica.net

ESCRITÓRIO DE MOPEIA

Rua Principal, Mopeia Sede

(Enfrente a praça dos trabalhadores)

Email: humberto.munguambe@manhica.net 

Uma iniciativa de

bottom of page