top of page

CISM DOA EQUIPAMENTOS AO HOSPITAL DISTRITAL DA MANHIÇA

Atualizado: 18 de set.


O presidente da Fundação Manhiça, Martinho Dgedge, realizado a entrega da parte do material à Representante do Director Distrital de Saúde, Diana Jossias

No dia 31 de Julho, o CISM doou (Oxímetros de Pulso para adultos e crianças e 850 Fitas de Glicémia ao Hospital Distrital da Manhiça (HDM). O material, foi adquirido graças ao Prémio atribuído ao CISM pelo Centro de Interpretação del Paludismo na sua IV edição no qual a instituição destacou “trabalho incessante em doenças infeciosas que afectam a população, especificamente a Malária, na qual o CISM desempenhou um papel importante para a adopção da vacina recentemente recomendada pela Organização Mundial da Saúde, contra a doença”.

Estamos convencidos que este material irá apoiar no manuseamento diário dos pacientes da Manhiça

No acto, o Director Geral do CISM, Francisco Saúte, disse que o sucesso do CISM só é possível graças a estreita colaboração existente entre os Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social, o Hospital e as Comunidades do Distrito da Manhiça, por isso que “este premio é de todos nós, e deve orgulhar-nos. Estamos convencidos que este material irá apoiar no manuseamento diário dos pacientes da Manhiça, beneficiando aos que mais necessitam”. O Director Geral do CISM manifestou ainda o reconhecimento das autoridades distritais em prol das actividades de assistência sanitária, assim como o apoio que têm prestado de forma incondicional ao Centro no âmbito das actividades de pesquisa no distrito.

O CISM é o braço direito do hospital pelo apoio incondicional que tem provido ao HDM

Por sua vez, o Director do Hospital Distrital da Manhiça (HDM), Joaquim de Amaral, agradeceu o CISM por ser um parceiro presente e conhecer as necessidades do hospital. Garantiu o bom uso do material recebido, pois, segundo Amaral “o hospital carecia desses equipamentos para a monitoria da glicemia e oxigenação em pacientes com malária complicada e outros pacientes com doenças respiratórias. Pelo que o CISM é o braço direito do hospital pelo apoio incondicional que tem provido ao HDM”, acrescentou Amaral.


A entrega dos equipamentos foi efectuada nas instalações do HDM, pelo recém-eleito Presidente da Fundação Manhiça, Martinho Dgedge, que ressalvou a necessidade do bom uso do equipamento na assistência clínica do Hospital, e elogiado a limpeza e higienização das instalações.


Na mesma ocasião o CISM efectuou ainda a entrega de outros artigos médicos, nomeadamente, 500 partogramas, 500 fichas de internamento de processo geral, 500 fichas de diários de enfermagem e 1500 fichas de diários clínicos, material ofertado com o apoio do programa CHAMPS, financiado pela Fundação Bill & Melinda Gates.


O prémio do Centro de Interpretação do Paludismo de Losar de La Vera, na Espanha, atribuído a 17 de Maio de 2022 ao Centro Investigação em Saúde da Manhiça, decorreu durante as celebrações do Dia Mundial da Malária, assinaladas a 25 de abril, ocasião em que o Director Geral do CISM, Dr. Francisco Saúte disse ser um orgulho nacional receber o reconhecimento, pois, “testemunhamos que as evidências científicas que são produzidas na Manhiça ou, em outros locais em que implementamos actividades em parceria com as instituições e comunidades locais, chamam a atenção da comunidade nacional, regional e internacional para a adopção de novas estratégias ou ferramentas para responder aos desafios de saúde pública”.

Foto da ocasião: Presidente da FM junto com os membros da Direcção do CISM e do HDM

143 visualizações0 comentário
bottom of page