top of page
Camila Manusse

CISM RECEBE JOVENS DO SDEJT NO ÂMBITO DA SEMANA DO ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL

Atualizado: 1 de nov.




Sob o lema “Por um Ensino Técnico Profissional de Qualidade que responda as expectativas do Sector Produtivo”, o Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), juntamente com alunos das escolas secundárias e ensino técnico-profissional do distrito da Manhiça visitaram as instalações do CISM durante as celebrações da Semana do Ensino Técnico-Profissional que decorreu de 02 a 06 de Setembro.


Com objectivo de debater sobre as aplicações práticas das áreas de Ciências Socias e Comunicação, os 50 estudantes conheceram teoricamente a dinâmica do trabalho das duas áreas, onde, em um espaço de perguntas e respostas puderam os jovens do SDEJT puderam interagir com profissionais do CISM e tomar lições para construção das suas futuras carreiras.


Hermínio Cossa, Coordenador da Área de Estudos de População do CISM, explicou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela área passando por sensibilização, engajamento comunitário, colecta de dados, vigilância de rumores, gerando conhecimento sobre percepções de saúde e doença nas comunidades com vista a combater epidemiologias e outros males.


“Os cientistas sociais podem trabalhar em várias áreas e actividades distintas, para o nosso caso, trabalhamos em pesquisa na área da saúde. Mas os desafios nesta área estão associados ao conhecimento da população sobre os determinantes do estado de saúde, bem como a reduzida utilização dos serviços de saúde pela comunidade e acesso limitado a estes serviços”, disse o Coordenador de Estudos de População.

 

Por sua vez Wanderleia Noa, Oficial de Comunicação do CISM, realizou uma apresentação sobre a aplicação prática na área de comunicação, explicando como funciona esta componente a nível interno e externo do Centro com finalidade última de dar visibilidade as actividades e resultados alcançados pelo Centro.  Segundo a Oficial de Comunicação, o CISM pratica comunicação científica e comunicação para saúde, porém, nos dias actuais, há várias oportunidades a serem exploradas na área da comunicação e do jornalismo.

 

Os alunos, satisfeitos pela oportunidade de conhecer o centro e as diferentes áreas de actuação, tiveram a oportunidade de interagir com os colaboradores do CISM em um momento de perguntas e respostas.  “Tenho muito orgulho de estar no distrito onde está instalado o CISM. A partir de hoje, serei embaixadora do CISM. Direi aos jovens da minha comunidade para também participarem de encontros iguais a estes”, Cristina, de 17 anos, aluna.

 

Para Dário Macucule, representante do SDEJT, a visita ao CISM trouxe lições valiosas para os alunos. “Uma das principais lições é a importância da interdisciplinaridade na pesquisa em saúde. Observamos como a comunicação eficaz é crucial para a disseminação de informações e a sensibilização da comunidade sobre questões de saúde. Além disso, a necessidade de compreender as realidades sociais e culturais ao se desenvolver políticas de saúde pública e, por fim, a experiência reforçou a importância do trabalho colaborativo entre pesquisadores, comunicadores e comunidades. Essa abordagem integrada é fundamental para promover melhorias efectivas na saúde e bem-estar das populações”, disse Macucule.

 

 “Escolhemos as áreas de Comunicação e Ciências Sociais do CISM para melhorar a compreensão  dos alunos sobre diferentes áreas existentes em instituição de pesquisa em saúde ”, acrescentou o representante da SDEJT.

 

Refere-se que SDEJT da Manhiça tem sob sua tutela todas as escolas do ensino primário e secundário e Instituições de Ensino-Técnico profissional, apoiando-os na orientação vocacional através de visitas de campo e palestras para ajudar os alunos a melhor conhecerem o mercado de trabalho e as profissões, antes da sua inserção.




12 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page