top of page

COLABORADORES DO CISM CAPACITADOS PARA UTILIZAÇÃODE EXTINTORES DE INCÊNDIOS


Combate ao incêndio é o principal objectivo do treinamento que teve lugar no dia 23 de Abril, nas instalações do Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), tendo contando com 26 colaboradores em uma aula teórico-prático sobre a utilização de extintores, ministrada pela área de Higiene Segurança e Saúde no Trabalho (HSST) do CISM.


De acordo com António Machava, auxiliar de laboratório, o instrutor, a aula prática é essencial para que o colaborador possa agir de forma eficaz em situações de emergência. Através da prática, o colaborador pode aprender a identificar o tipo correcto de extintor a ser utilizado para combater um incêndio específico, bem como a forma correcta de manuseá-lo para maximizar a sua eficiência. “O uso adequado do extintor impede a propagação do fogo, evitando que se torne um incêndio de grande proporção. A proposta dessa aula é ser uma medida preventiva. Usamos o extintor de CO2, ou gás carbónico, é um tipo específico de extintor utilizado para combater incêndios em equipamentos eléctricos e inflamáveis. Ele é eficaz para extinguir incêndios de classe B (líquidos inflamáveis) e incêndios de classe C (equipamentos energizados). Simulamos incêndios em madeira e gasolina, que foram extinguidos com sucesso pelos participantes”, explicou.


Segundo Paulo Matavele, Oficial de Higiene Segurança e Saúde no Trabalho do CISM, até o momento já foram beneficiados 92 colaborados da instituição e, de uma forma faseada, espera-se que nos próximos 5 anos estejam todos treinados nesta matéria.  


Paulo ressalva que a área do HSST tem vindo a promover a conscientização e a cultura de segurança entre os colaboradores, provendo treinamentos e capacitações em segurança e saúde ocupacional, assim como realizar inspecções e auditorias periódicas para garantir a eficácia das medidas de segurança. Por isso, apela a todos os trabalhadores do CISM para o seguimento dos procedimentos internos de segurança e o reporte de todos os incidentes e acidentes para efeitos de investigação e seu devido tratamento.


“Para além de combate ao incêndio, temos vindo também a ministrar formação em matérias de biossegurança, primeiros socorros, gestão de resíduos e de pragas, investigação de incidentes ou acidentes, descontaminação e desinfecção das Unidades Laboratoriais e Gestão de batas” acrescenta o oficial do HSST.


Esta capacitação ocorreu nas vésperas do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de Abril, data significativa que ressalta a importância da prevenção de acidentes e doenças profissionais. A data foi instituída em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page