top of page

FEIRA DE SAÚDE CONSCIENCIALIZA PARA RASTREIO E SEGUIMENTO DE DOENÇAS

Atualizado: 14 de jun.


O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), site de Quelimane, na Província da Zambézia, em  parceria com os Serviços Distritais de Saúde Mulher e Ação Social (SDSMAS), no âmbito da promoção de cuidados de saúde, realizou, através do Programa de Vigilância e Prevenção da Mortalidade Infantil (CHAMPS), uma Feira de Saúde no dia 26 de Abril do ano corrente, na Localidade de Nangoela, no povoado de Mudenga. O objectivo era de promover os cuidados de saúde, fazendo o rastreio de doenças, como forma de evitar morte por doenças previníveis, visando garantir que as comunidades tenham consciência da necessidade da procura de cuidados de saúde.


Para a Médica Chefe do Distrito de Quelimane, Dra. Marcélia Nunes, em representação ao governo Distrital, o evento serviu para reforçar a boa colaboração que o CISM tem tido com o SDSMAS. “Sem percorrer grandes distâncias, os membros da comunidade tiveram a oportunidade de saber os seus estados de saúde e seus devidos seguimentos, ao mesmo tempo que interagiram com os profissionais de saúde para esclarecimento de dúvidas”. O grande desafio para dar continuidade as recomendações da feira de saúde, segundo a Médica Chefe Distrital, é a insuficiência de recursos para as actividades de demostração culinárias que visam melhorar a nutrição das mulheres gravidas e crianças.


Estiveram presentes parceiros de cooperação, nomeadamente: SDSMAS; Percum; FGH; Nuet; Registo Civel; Amodefa; DREEMS; IPAZ e INTIMO que fizeram a exposição e demostração dos seus serviços.


Ariel Nhacolo, representante do CISM em Quelimane, falou do impacto do trabalho no distrito no âmbito do programa CHAMPS, tendo exortado as instituições parceiras e interessadas a usar os dados produzidos pelo CISM sobre mortalidade infantil a fim de juntar sinergias com vista a tomada de acções concretas para redução da mortalidade infantil no distrito.


A Feira de Saúde em Nangoela foi marcada por palestas sobre os primeiros socorros em doenças diarreicas e malária. O evento contou também com um momento de avaliação nutricional, onde as crianças da comunidade foram submetidas a medição do peso, perímetro braquial, altura e cálculo de índice de massa corporal (IMC) e posterior recomendação particular a cada pessoa que beneficiou dos serviços, conforme mostram as imagens abaixo. Foram igualmente verificados os cartões das crianças e administradas as vacinas em falta. Ademais, a comunidade beneficiou-se de consulta médica para todas crianças e adultos com algum problema de saúde.


O CISM promoveu ainda rastreio de desnutrição para crianças e demostração culinária que visam melhorar a nutrição das mulheres gravidas e crianças.  Os participantes realizaram consultas de rastreio de hipertensão arterial e foram submetidos a testes de HIV/SIDA, TB e malária, e distribuídos preservativos (masculinos e femininos.


Foram ainda registadas cerca de 50 crianças da localidade no serviço de identificação civil, pois, uma das maiores dificuldades do CHAMPS, na realização das actividades comunitárias é a dificuldades de aceder aos dados confiáveis das crianças (Data de nascimento e idade).

 

Estas actividades, citando a Oficial do Envolvimento Comunitário do CISM em Quelimane, Yuri Macete, serviram para incentivar a população a procurar os cuidados de saúde. Além disso, pretendíamos identificar os principais problemas de saúde da comunidade de Mudenga e divulgar conhecimentos de saúde que permite a população adotar uma mentalidade critica e responsabilização sobre a gestão da própria saúde.


Em Quelimane, a equipe de Envolvimento Comunitário tem vindo a participar de sessões do governo distrital, palestras e diversos eventos comunitários, para divulgação dos resultados do CHAMPS e otimização da aceitabilidade do estudo dentro do distrito de Quelimane.









50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page