top of page

“O DESPORTO, É UMA ESTRATÉGIA VÁLIDA PARA A SENSIBILIZAÇÃO DAS COMUNIDADES”

Atualizado: 9 de nov. de 2022


Segundo Paulo Jorge, um dos supervisores de campo do projecto BOHEMIA, implementado pelo Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) sob financiamento da UNITAID e liderança do ISGLOBAL, em entrevista com a equipa de comunicação do projecto, “Uma das estratégias de sensibilização comunitária que assinalaram o antes e depois do projecto, elevando os níveis de aceitabilidade do estudo na comunidade, foram os jogos de futebol organizados pela equipa de envolvimento comunitário do estudo. Estes jogos, serviam de plataforma para podermos difundir informação sobre o projeto a todos os membros da comunidade de modo simultâneo.”


“E penso que essa estratégia é um legado que deixamos, pois através dela, fizemos um enorme progresso na mobilização de pessoas para participarem do ensaio, captando um grupo considerável dos membros da comunidade nos campos de futebol. Consequentemente, até os líderes locais querem continuar a usar o futebol para futuras actividades de sensibilização comunitária, de outros projectos, isto porque, adoraram a iniciativa” acrescentou o supervisor.


Paulo, supervisiona uma equipa de oito trabalhadores de campo do estudo BOHEMIA, que realizam inúmeras tarefas, tais como a recolha de dados, obtenção do consentimento dos participantes no ensaio, envio de dados e a administração da ivermectina, etc. Segundo ele, “por saber que a malária é uma das principais causas de morte de crianças com menos de cinco anos, quando ouvi falar do projeto BOHEMIA, enchi-me de esperança e adoptando várias estratégias de envolvimento comunitário, incluindo os jogos de futebol, promovemos uma conscientização comunitária com base no legado terrível que a malária deixa diariamente nas nossas vidas.

Paulo Jorge, supervisor de campo

O Supervisor de campo, reside em Mungane, uma aldeia remota no distrito de Mopeia, na província da Zambézia. O distrito, é composto por rios, pântanos extensos e campos irrigados que o tornam numa zona muito hospitaleira para os mosquitos. Para além disso, devido a sua localização geográfica, o distrito sofre anualmente as consequências da época chuvosa. Um dos eventos recentes, foi o ciclone Gombe que atingiu o distrito, levando que rios em aldeias remotas (Postocampo e Mungane) transbordassem e inundassem vários povoados, provocando a deslocação da comunidade, impondo desafios ao projecto BOHEMIA cuja a actividade principal de administração de ivermectina devia acontecer no tempo previsto.


“Por exemplo, como as as estradas estavam tão alagadas, tínhamos que abandonar os veículos, optando por caminhar ou usar barcos, para garantir a entrega do medicamento aos participantes do ensaio. Isto para dizer que, o futebol para além de ter sido uma importante ferramenta de sensibilização comunitária, foi uma oportunidade de descontração perante as exigências do estudo versos os desafios locais. Para além disso, os jogos de futebol aproximaram a equipa do BOHEMIA. No fundo, nenhum de nós podia imaginar que jogar futebol poderia tornar-se uma parte essencial do nosso trabalho num projecto relacionado com a malária!” concluiu.



Equipa de Futebol do BOHEMIA

69 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page