top of page

PREFIT REALIZA A SUA TERCEIRA REUNIÃO ANUAL DO CONSÓRCIO EM MAPUTO



Parceiros de instituições africanas e europeias reuniram-se de 16 a 18 de abril na capital de Moçambique, Maputo, para discutir os próximos passos do projeto PreFIT.


Financiado pela Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos (EDCTP), o projecto Prever o Futuro: Tuberculose Incipiente (PreFIT) tem como objetivo reduzir a morbilidade e a mortalidade da tuberculose em África através da deteção precoce da doença antes do aparecimento dos sintomas.


Os três sites, nomeadamente a Universidade de Stellenbosch, na Africa do Sul, Makerere, no Uganda, e o Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), em Moçambique, terminaram o recrutamento de participantes do estudo em janeiro de 2024. Só em Moçambique, foram recrutados 1107 contactos domiciliários de 462 casos índice de TB foram recrutados. “Expressamos a nossa gratidão a todos os participantes que graciosamente aceitaram fazer parte do projeto PreFIT”, destaca Dinis Nguenha, Investigador Principal do estudo no site da Manhiça.


Alberto García-Basteiro, Sozinho Acacio, Dinis Nguenha, Patricia Manjate, Marta Cossa e Alessandra Guida do CISM actualizaram os parceiros sobre os últimos progressos efectuados pela Iniciativa de Tuberculose da Manhiça (MTBI) no âmbito do estudo PreFIT e abordaram os desafios futuros. Faltando apenas uma no para o fim do projeto, o PreFIT chegou agora a uma fase crucial, uma vez que os resultados estarão prontos para serem partilhados após o acompanhamento dos participantes.


Para mais informações sobre a última Reunião Anual em Maputo, pode ler a notícia completa aqui.

22 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page