top of page

STOOL4TB EM TERCEIRA REUNIÃO ANUAL EM MAPUTO



O encontro, que decorre nos dias 15 e 16 de Abril, na capital do país, visa a atualização dos resultados e discussão das estratégias do projeto e seus estudos ancilares, onde junta pesquisadores de Moçambique, Eswatíni e Uganda, locais onde o projecto é implementado.


Em Moçambique, 50% do recrutamento do estudo já foi concluído, segundo reporta o responsável da Área de Tuberculose e coordenador geral do estudo, Dr. Alberto García-Basteiro. “Foram recrutadas 888 crianças e 676 adultos, representado um dos maiores recrutamentos de um estudo de diagnóstico sobre TB nessas populações, havendo possibilidade de fazer outras análises secundárias com os dados recolhidos”, comentou.


Sendo o CISM responsável pela gestão e limpeza da base de dados dentro consórcio, foram apresentados o plano de limpeza de dados de todo o projeto, assim como a actualização da componente social em relação a aceitabilidade das fezes como amostra para diagnóstico de TB.


O Investigador Principal do site da Manhiça, Dr. Sozinho Acácio, acostou sobre os desafios no recrutamento e as acções feitas pela equipe para acelerar o recrutamento.


Financiado pela Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos (EDCTP), o STOOL4TB visa avaliar uma nova PCR (Reação em Cadeia da Polimerase) quantitativa nas fezes para o diagnóstico de Tuberculose em crianças menores de oito anos e adultos que vivem com HIV.

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page