WORKSHOP: DE VIGILÂNCIA GENÓMICA | CISM
top of page

terça, 21/02

|

Webinar

WORKSHOP: DE VIGILÂNCIA GENÓMICA

O CISM irá juntar os seus parceiros para um Webinar, cujo objectivo principal é promover uma reflexão e discussão sobre a adopção ou expansão do uso da genómica para as doenças infecciosas em África.

O registro está fechado
Ver outros eventos
WORKSHOP: DE VIGILÂNCIA GENÓMICA
WORKSHOP: DE VIGILÂNCIA GENÓMICA

Horário e local

21/02/2023, 09:00

Webinar

Sobre o evento

As tecnologias genómicas estão a impulsionar algumas investigações inovadoras que são realizadas actualmente. No entanto, os benefícios destas tecnologias não serão concretizados plenamente se não forem implantadas a nível mundial (espírito de solidariedade global). A atenção à equidade na implantação destas tecnologias é essencial para os benefícios da saúde humana.

A vigilância baseada na genómica está a tornar-se uma estratégia integral para o controlo e eliminação de doenças como a COVID-19, tuberculose, malária, HIV, doenças de origem alimentar, entre outras. Apesar dos potenciais benefícios e da necessidade de controlar o elevado peso das doenças infecciosas, a capacidade da vigilância genómica permanece baixa em muitos programas de saúde pública em África. Não é justificável do ponto de vista ético ou científico que os países com menos recursos tenham acesso a estas tecnologias tardiamente em relação aos países ricos.

Neste contexto, o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), junta os seus parceiros para um Webinar, cujo objectivo principal é promover uma reflexão e discussão sobre a adopção ou expansão do uso da genómica para as doenças infecciosas em África. Esta reflexão será composta por três painés subdivididos pelos seguintes temas/Perspectivas:

  1. Perspectiva do valor adicional que o uso da tecnologia genómica traz.
  2. Perspectiva dos investigadores: Quais são as lacunas no conhecimento para a utilização de dados genómicos contra doenças infecciosas em Moçambique e em outros locais?
  3. Implementação (planeamento local, financiamento, expansão da formação para pessoal chave e fornecimento de equipamentos, materiais e infra-estruturas computacionais de baixo custo), questões éticas, legais e sociais (uso ético, legal, equitativo e partilha responsável da informação obtida com métodos genómicos).

Compartilhe esse evento

bottom of page