DSCF0396.jpg

LABORATÓRIO

O QUE FAZEMOS?

O principal objectivo do departamento de laboratório é dar apoio técnico-científico às actividades de pesquisa e ao mesmo tempo contribuir para a assistência clínica dos pacientes em colaboração com o Hospital Distrital da Manhiça. Deste modo, para responder a esta necessidade, o laboratório conta com áreas de processamento de amostras nomeadamente, a unidade de análises clínicas (Parasitologia, Hematologia e Bioquímica), Microbiologia (Bacteriologia geral e TB), Imunologia, Biologia Molecular e Entomologia.

O laboratório funciona de acordo com as normas internacionais de qualidade (ISO 15189) e as boas práticas clínicas e laboratoriais (GCP e GCLP) o que permite manter e melhorar os seus níveis de qualidade.

57736_edited.jpg

EQUIPA

delfino_edited.jpg

Delfino Vubil 

Responsável do Laboratório

  • Twitter - círculo cinza
  • LinkedIn - círculo cinza

Dr. Delfino Vubil é licenciado em Biologia, mestre em Biologia Celular e Molecular e doutorado em Medicina e Pesquisa Translacional, ingressou no CISM em 2009 como pesquisador estagiário no Laboratório de Microbiologia e Biologia Molecular. Seus interesses de pesquisa são a epidemiologia e biologia molecular de doenças infecciosas, incluindo resistência a antibióticos, sendo que desde 2019 é Chefe do Laboratório desde 2019 do CISM.

Vubil, concluiu em 2020 o credenciamento do Laboratório do CISM pela ISO 15189, oportunidade que lhe concedeu experiência na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade (SGQ) para acreditação.

DADOS / CAPACIDADES