Oferta Formativa | CISM
top of page
TFP
Programa de formação de investigadores (Training Fellowship Program)

Mediante este programa jovens licenciados moçambicanos e da África subsaariana, com interesse e potencial para desenvolver uma carreira profissional como investigadores são formados em áreas de saúde e outras áreas relacionadas. O programa assegura que os participantes adquiram experiência directa em metodologia de investigação vinculando-se a projectos de investigação desenvolvidos no Centro e fazendo formação de pós-graduação, mestrado e/ou doutoramento em universidades reconhecidas internacionalmente, assim como tem a oportunidade de realização de estágios em universidades, centros de pesquisa e organizações internacionais. O Programa é realizado em colaboração com o ISGlobal.

Posdoutoramento
Formação de pós-doutoramento

O CISM promove a formação de pós-doutoramento em centros de pesquisa parceiros para investigadores que foram Training Fellows e que continuam a fazer parte da equipa do Centro.

Estagiários
Estágios e rotações de estudantes profissionais sanitários

O CISM acolhe estágios de estudantes, médicos residentes e profissionais sanitários os quais têm oportunidade de trabalhar juntamente com as equipas de trabalho em projectos de pesquisa e na assistência sanitária.

GCP & GCLP
Formação de pessoal técnico no âmbito científico-sanitário

O CISM contribui para a formação de pessoal técnico e profissional através de cursos organizados pela instituição e formações do seu pessoal em outras instituições.  O Tipo de formações mais frequentes são  Boas Práticas Clínicas (GCP) incluindo formação de formadores, Boas Práticas Clínicas Laboratoriais (GCLP), Pesquisa de Implementação, desenvolvimento de propostas de financiamento, escritura de artigos, Garantia de Qualidade, técnicas laboratoriais, gestão de projectos, Gestão e análise de dados, gestão de qualidade, biossegurança entre outras.

As formações são extensivas para colaboradores a nível internacional de países anglófonos, francofones e lusófonos no âmbito das colaborações em projectos de reforço de capacidades.

Equipa

EQUIPA

teresa_edited.jpg

Teresa Machai Macete

Responsável de Formação

Teresa, é Mestre em Administração de Empresas (MBA) pela Universidade Pompeu Fabra de Barcelona Espanha, Licenciada em Engenharia Agronómica pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM). Desde 2008 é Responsável de Formação no CISM. Actualmente é Copresidente do Subcomité de Serviços Consultivos de Programas de Saúde Globais no âmbito do Consórcio de Universidade em Saúde Global _CUGH baseado nos USA, Membro de Subcomité Internacional de Formação e Educação do Consórcio da Universidade em Saúde Global (CUGH), Coordenadora do projecto PAMAFRICA, um consórcio de pesquisa liderado pela Medicines for Malaria Venture, Gestora do Projecto Centros de Excelência no Sul de África, formadora de formadores em Boas Práticas Clínicas (GCP) e formadora em Pesquisa de Implementação.

projectos
_DSC0238.JPG

ACTUALIDADE

Área ainda em construção

EM
BREVE

bottom of page