DSCF8962.jpg

FORMAÇÃO E REFORÇO DE CAPACIDADES

O QUE FAZEMOS?

Desde a criação do CISM, a formação tem sido uma das áreas estratégicas da instituição. As actividades de formação dirigidas a jovens investigadores e pessoal técnico são cruciais para garantir a sustentabilidade do Centro, contribuir para o desenvolvimento das capacidades de investigação em saúde em Moçambique, e liderar o desenvolvimento do país no sector da saúde pública. Moçambique precisa do desenvolvimento deste tipo de capacidades para o seu próprio desenvolvimento em especial na saúde e nas áreas de pesquisa.

O CISM aposta no desenvolvimento do capital humano nacional, investindo na formação de investigadores e de pessoal técnico com a colaboração de instituições académicas tanto no âmbito nacional como internacional, destacando a parceria, com a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a ‘Unilurio, o Instituto de Ciências de Saúde de Moçambique (ISCISA), a Universidade de Barcelona (UB), o Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal), Universidade de Gotemburg-Suécia,  Universidade da Bélgica entre outras.

No entanto, nos últimos anos o CISM tem levado a cabo diferentes projectos que visam desenvolver, fortalecer e expandir as capacidades de pesquisa clínica, através do desenvolvimento de capacidades institucionais, tais como TESA, PAMAfrica, entre outros.

 
1f5cbfe9-9ac9-4a35-9f1b-e3cac94a2dc2.jpg
Formação
20200703_104208.jpg
Reforço de Capacidades