top of page

ALUNOS DA ESCOLA SECUNDÁRIA JOSINA MACHEL VISITAM O CISM


Alunos da 12ª classe da Escola Secundária Josina Machel (cidade de Maputo), acompanhados pelos seus professores e Director da Escola, visitaram o Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), na manhã de 04 de Abril, para conhecer as instalações do CISM, suas actividades e debater temas relacionados com a saúde, no âmbito de pesquisas realizadas pelo centro.


Os 36 alunos foram recebidos pelos jovens investigadores do Centro que no plenário fizeram apresentações sobre diversos estudos, tendo sido promovido um intercâmbio, actividades práticas nos laboratórios de parasitologia e insectário, bem como, demonstrações da componente tecnológica do Sistema de Vigilância Demográfica do CISM.


O Director da Escola Josina Machel, Sr. Orlando Dimas considerou que estes tipos de visitas são importantes para a escola, e é uma oportunidade para a orientação vocacional dos alunos que são os futuros profissionais e no CISM, eles tiveram a oportunidade de ver e se expirar nos profissionais das diversas áreas de pesquisa do CISM, bem como, puderam ver os instrumentos por eles manuseados. Dimas encoraja o CISM a continuar a fazer os seus trabalhos, pois tem demonstrado, muito bem, a interacção entre a pesquisa em saúde com outras áreas da vida social.

Uma das alunas presente, Aissa Amade, comentou que a visita representa uma oportunidade para adquirir conhecimentos básicos sobre a área da pesquisa em saúde. " Somos finalistas, estamos na fase de buscar inspiração de cursos para seguir e instituições como o CISM, ajudam a ter uma direcção. Passamos a conhecer os abjectivos do CISM e tivemos a oportunidade de conhecer os laboratórios de perto, foi impressionante. Espero que alunos de outras escolas possam ter esta experiência para enriquecer os conhecimentos adquiridos durantes as aulas", disse Aissa.

Este tipo de visitas permitem desmistificar a ciência aos profissionais de amanhã

Para a Responsável da Unidade de Relações Interinstitucionais, Advocacia e Comunicação do CISM, Sónia Mocumbi, as visitas ao CISM representam uma oportunidade de divulgação da ciência e de uma forma geral do trabalho do CISM. “Este tipo de visitas permitem desmistificar a ciência aos profissionais de amanhã, podendo eles conhecer o valor da pesquisa sobretudo em saúde pública, cuja missão é recomendar decisões de políticas baseadas em evidências.”

O CISM promove a política de “portas-abertas” incentivando a visita de alunos

Desde a sua criação o CISM promoveu a política de “portas-abertas” incentivando a visita de alunos de várias escolas do ensino médio e técnico profissional. Mas também, abrindo portas para que estudantes dos cursos superiores possam ter oportunidades de rotação ou estágio profissional no centro, para a culminação dos estudos. “O CISM é uma instituição dinâmica, composta maioritariamente por jovens. A promoção destas visitas configura-se também como uma janela de oportunidade para atrair futuros investigadores, pois durante as visitas, alguns despertam interesse em ingressar na área”, comenta o Director Geral do CISM, Francisco Saúte.

111 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page