CHAMPS PODERÁ CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DE ÍNDICES DA CULPABILIZAÇÃO DE MORTES POR FEITIÇARIA
top of page

CHAMPS PODERÁ CONTRIBUIR PARA A REDUÇÃO DE ÍNDICES DA CULPABILIZAÇÃO DE MORTES POR FEITIÇARIA

Atualizado: 5 de out. de 2022


Na visita realizada à localidade de Marrongane, nesta quarta-feira (02-09), o chefe desta Localidade, José Motonganhica, afirmou que o projecto CHAMPS (Child Health and Mortality Prevention Surveillance), cujo objectivo, é determinar as causas definitivas de morte em nados mortos e crianças menores de 5 anos, “contribui em grande medida para a redução da culpabilização de terceiros pela morte de entes queridos”. No seu entender, “porque este programa abarca a componente científica, dá oportunidade aos familiares de por um lado conhecerem a real causa de morte de seus entes queridos, mas também de se precaverem de possíveis situações que possam levar a morte”.


José Motonganhica acredita que, “que o projecto poderá contribuir bastante para a redução de mortes de crianças a nível da sua comunidade”, e que o seu sucesso na localidade de Marrongane, deve-se ao facto de que “logo que fomos informados acerca do projecto, reunimos de imediato com a comunidade, envolvendo os médicos tradicionais que foram chaves para a disseminação de informação e estes contribuíram em grande medida também para aliviar o peso da culpa atribuída aos idosos pela morte de um familiar”. De salientar que nesta localidade, segundo informou o Oficial de Ligação com a Comunidade Edú Namarogolo, o árduo trabalho de sensibilização, realizado em coordenação com as estruturas locais é crucial para o consentimento das famílias para a recolha de amostras


Namarogolo lembra que as actividades de mobilização não têm sido sempre bem recebidas por exemplo, no Bairro Incidua, a equipa enfrentou vários obstáculos para juntar líderes apoiantes de diferentes partidos políticos (visto que Quelimane é composto por um Governo Autárquico da Renamo e um Governo Provincial da Frelimo), tendo que reforçar a sua estratégia de sensibilização, transmitindo a ideia de que “a saúde não tem partido”. Outro constrangimento importante segundo o OLC, teve que ver com a colheita de sangue, que levou alguns residentes a afirmar que “o projecto CHAMPS fazia a recolha de sangue em grande quantidades”. Para ultrapassarem esta dificuldade, foram realizados encontros de demostração dos procedimentos de recolha de amostras minimamente invasivas de amostras (MITS) usados no âmbito do projecto. Apesar das dificuldades encontradas neste bairro, o OLC reconhece que actualmente é onde se encontram o maior número de casos recrutados.


Neste momento prepara-se a retoma das actividades que haviam sido paralisadas devido à pandemia da COVID-19, e posteriormente a chuva que tornou difícil o acesso à localidade. No entanto, a retoma, segundo informou José Motonganhica, “vai exigir um redobrar de esforços uma vez que, teremos que passar novamente pelos bairros já visitados, para refrescar a memória das famílias”.


Lemos Matos, chefe adjunto do Bairro, apesar de reconhecer que há procedimentos que devem ser observados e que tornam o processo lento, lamentou a morosidade na entrega dos resultados.. No seu entender, “a direcção do Centro deveria procurar todos mecanismos para acelerar este processo, possibilitando resposta mais atempada por parte da comunidade, o que poderia melhorar os dados relacionados com a mortalidade”.

55 visualizações0 comentário
bottom of page