CHAMPS DOA MEIOS AUXILIARES DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO EM QUELIMANE
- Nercio Machele
- há 13 horas
- 2 min de leitura

No âmbito do programa CHAMPS (Child Health and Mortality Prevention Surveillance), financiado pela Fundação Gates, a Fundação Manhiça – entidade gestora do CISM – procedeu na última terça-feira (19/08) com a entrega a título donativo, de meios auxiliares de diagnóstico e tratamento aos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social e ao Hospital Central de Quelimane, na província da Zambézia.
A iniciativa visa reforçar a capacidade dos serviços de saúde locais e contribuir para a redução das mortes maternas e neonatais no distrito de Quelimane, promovendo melhores condições de atendimento e cuidados de saúde para mães e recém-nascidos. A doação foi composta por 20 caixas de fitas de urina, 12 esfigmomanômetros, 12 estetoscópios, 12 balanças para adultos, 600 caixas de aspirina em comprimidos de 100 mg, 24 glicômetros com fitas, 4 aparelhos para a medição dos batimentos cardíacos fetais, 18 Kits para reanimação neonatal e 8 fontes de calor para berçário.
“Com esta doação, esperamos responder aos desafios locais, reforçando as capacidades existentes para melhor atender às demandas de saúde pública, sobretudo nas Unidades Sanitárias onde o programa CHAMPS é implementado”, comentou o Investigador Principal do Programa em Moçambique, Inácio Mandomando.
A iniciativa , visa reforçar as capacidades técnicas dos Serviços de Saúde Local
Esta entrega insere-se num conjunto mais amplo de esforços do programa CHAMPS, que vai além do fornecimento de materiais e contempla também o fortalecimento de capacidades técnicas, através de formações dirigidas a profissionais de saúde, e a realização de feiras que promovam o acesso à saúde, entre outras iniciativas. Recentemente, o programa CHAMPS organizou formações a 20 enfermeiras de Saúde Materno-infantil, afectas ao Hospital Central de Quelimane, Hospital Geral de Quelimane e a 5 centros de saúde urbanos e semi-urbanos com maior número de transferências de casos de gravidezes complicadas e neonatos em risco, nomeadamente os Centros de Saúde de Coalane, Sangarivera, Icidua, 7 de Setembro e 24 de Julho.
O administrador do distrito de Quelimane, Amostra Sobrinho, destacou a relevância da iniciativa, afirmando que “esta entrega é um impulso para a saúde pública do nosso distrito. O material médico-cirurgião recebido vai contribuir significativamente para a melhoria da prestação de cuidados no contexto neonatal. É um grande avanço para o distrito, sobretudo no atendimento à crianças prematuras.”
O CHAMPS é um programa financiado pela Fundação Gates, implementado em parceria com o Instituto Nacional de Saúde (INS) e a Direcção Provincial de Saúde da Zambézia, dedicado à vigilância das causas de morte em crianças menores de 5 anos, usando técnicas minimamente invasivas (MITS), e ao desenvolvimento de acções que apoiem a redução da mortalidade infantil e materna em Moçambique.