CISM E BHP REALIZAM VISITA AO CAPRISA PARA REFORÇAR COLABORAÇÃO CIENTÍFICA
- Nercio Machele

- 22 de dez. de 2025
- 3 min de leitura

O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), coordenador do consórcio Trial of Excellence in Southern Africa (TESA), uma parceria que visa fortalecer as capacidades de investigação clínica na África Austral, bem como ampliar as redes Norte-Sul e Sul-Sul entre as instituições membros, realizou junto com a Botswana Harvard Health Partnership (BHP), uma visita ao Centre for the Programme of Research on AIDS in South Africa (CAPRISA), na sua sede em Durban, África do Sul.
Num contexto em que se aguarda a aprovação de financiamento pela Parceria entre a Europa e os Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos (EDCTP3), esta visita foi crucial para o fortalecimento das alianças científicas entre as instituições envolvidas, com vista à implementação da próxima fase do projecto (Fase V). Na ocasião, as equipas do CISM e da BHP, foram expostos sobre o funcionamento institucional, os projectos em curso e as áreas de excelência do CAPRISA, uma instituição de referência mundial em investigação biomédica, reconhecida pela sua liderança em pesquisa sobre HIV, doenças infecciosas emergentes e fortalecimento de capacidades científicas.
De acordo com o Director-Geral do CISM, Francisco Saúte, “esta aproximação constitui uma etapa importante para avaliar sinergias existentes, identificar oportunidades de colaboração técnica e alinhar prioridades estratégicas que permitam elevar a qualidade da investigação desenvolvida pela rede TESA. Ao longo dos dois dias de trabalho, tivemos a oportunidade de reunir com diversas equipas técnicas e científicas do CAPRISA, o que possibilitou uma análise aprofundada das áreas de interesse comum, com enfoque nas metodologias de investigação, gestão de ensaios clínicos, abordagens inovadoras de saúde pública e estratégias de monitoria e avaliação que posicionam o CAPRISA como uma referência a nível continental e global.”
Entre os temas abordados destacou-se a possibilidade de desenvolvimento de projectos conjuntos nas áreas de vigilância epidemiológica, doenças infecciosas de impacto regional, resposta a emergências sanitárias, reforço da capacidade laboratorial e desenho de estudos multicêntricos. Também foi discutida a contribuição de cada instituição para o fortalecimento do ecossistema científico da África Austral, especialmente no desenvolvimento de competências de jovens investigadores, no aumento da produção científica e na gestão ética e eficiente de ensaios clínicos.
O CAPRISA é um instituto de pesquisa oficial da Universidade de KwaZulu-Natal e da Universidade de Columbia criado em 2002. Desde então, tem conduzido pesquisas de elevado impacto científico, com relevância global e adaptadas ao contexto local, contribuindo para a compreensão da epidemiologia, patogénese, prevenção e tratamento do HIV e da tuberculose, além de contribuir para a inteligência, preparação e resposta a pandemias. Dada a sua relevância científica e institucional, o CAPRISA configura-se como um parceiro estratégico para a próxima fase do TESA.
O consórcio TESA, criado em 2009 com financiamento da EDCTP (European & Developing Countries Clinical Trials Partnership), tem como missão central o desenvolvimento de capacidades de pesquisa clínica em contextos com limitada tradição nesta área. Para o efeito, busca activamente apoio político e financeiro de governos nacionais da África Austral e de Comunidades Económicos Regionais, promovendo o fortalecimento institucional sustentável.
Ao longo da sua trajectória, o consórcio TESA tem actuado no desenvolvimento de infraestruturas, na formação, mentoria e capacitação de recursos humanos, bem como na partilha e optimização de recursos. O consórcio tem um historial consolidado na promoção de actividades de pesquisa clínica, e no estabelecimento de parcerias estratégicas entre os centros de excelências e universidades africanas e europeias, contribuindo de forma significativa para o avanço da investigação científica na região.





