EQUIPA DA REDE CHAMPS (SBS) VISITA MOÇAMBIQUE�
top of page

EQUIPA DA REDE CHAMPS (SBS) VISITA MOÇAMBIQUE

Atualizado: 18 de set. de 2023


Trata-se de uma visita de trabalho que decorreu entre os dias 05 e 08 de Julho, do ano corrente, em que John Blevins e Maria Maixenchs da equipa de Ciências Sociais e Comportamentais (SBS) do programa CHAMPS (Vigilância de Saúde para Prevenção da Mortalidade Infantil), realizaram actividades nas Cidades de Maputo e de Quelimane, juntamente com as duas equipas do CHAMPS SBS (Manhiça e Quelimane).


Entre temas apresentados e discutidos pelos membros da equipa de SBS do CHAMPS destacaram-se o estágio actual da implementação das actividades nas componentes de pesquisa formativa e envolvimento comunitário na Manhiça e Quelimane e sobre a implementação do estudo da aceitabilidade da vacina da COVID-19, onde foram também discutidos e avaliados o ponto de situação dos manuscritos a serem submetidos para publicação no âmbito do programa CHAMPS.


Segundo John Blevins, pela sua experiência de trabalho com as comunidades "o CHAMPS SBS deve pensar muito nas prioridades das comunidades em vez de simplesmente implementar actividades definidas pelo programa. Algumas comunidades podem ter preocupações que considerem mais prioritárias comparando com o que o CHAMPS pretende oferecer". Jonh Blevins usou um exemplo reportado pela equipa de Quelimane em que uma comunidade sofria com a praga de formigas e nesta comunidade a equipa do CHAMPS SBS pretendia introduzir a estratégia de transporte. Segundo os seus argumentos, para aquela comunidade naquele momento, a preocupação era resolver a praga de formigas que afecta a vida de todos os membros daquela comunidade.


Além disso, John Blevins refere que o método usado pelo CHAMPS é considerado sensível, embora o mesmo conduzem-nos a um maior conhecimento das causas específicas da mortalidade infantil, por isso o envolvimento da comunidade é fundamental para o sucesso das pesquisas. A componente de envolvimento comunitário tem como objectivo construir parcerias e alinhamento das prioridades ou preocupações de saúde das comunidades em matéria de cuidados de saúde e saúde da mulher e criança em particular. Blevins, considera importante incluir outras ONGs para solucionar tais problemas encontrados para depois implementar melhor as actividades do data to action.


Durante a visita, foi também ministrado por Maria Maixenchs, um treinamento em Dedoose (software para análise de dados qualitativos) para a equipa da componente de pesqusa formativa do CHAMPS SBS de Quelimane e Manhiça. Em paralelo foram desenhados planos estratégicos do SBS para pesquisa formativa e envolvimento comunitário para os próximos três anos. A equipa visitou também o Hospital Central de Quelimane, após ter visitado o povoado de Colongone, localidade de Maquival, para conhecer in loco as actividades de envolvimento comunitário desenvolvidas pelo CISM em Quelimane.


Para Amílcar Magaço, Coordenador do SBS no site de Moçambique, as sessões foram produtivas por ter sido possível discutir e desenhar o plano estratégico para pesquisa formativa e envolvimento comunitário, assim como definir actividades prioritárias para o site, considerando os dois contextos diferentes (Manhiça e Quelimane). "Como equipa, iremos dar atenção à saúde da mulher e criança, mas sem nos esquecermos que as comunidades têm seus problemas e suas prioridades", acrescentou.


John Blevins é o Director, na área de Ciência Social e Comportamental do CHAMPS, programa implementado pela Universidade da Emory, com sede nos Estados Unidos da América e financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, e Maria Maixenchs é antropóloga especializada em Saúde Global para África no Instituto de Barcelona para a Saúde Global (ISGlobal).

66 visualizações0 comentário
bottom of page