EQUIPA DA REDE CHAMPS SE REÚNE EM ADIS-ABEBA
top of page

EQUIPA DA REDE CHAMPS SE REÚNE EM ADIS-ABEBA

Atualizado: 18 de set. de 2023


O encontro de Adis-Abeba, Etiópia, realizado entre os dias 13 e 17 de Março, reuniu a equipa da rede Child Health and Mortality Prevention Surveillance (CHAMPS) para a partilha de experiência sobre o progresso do programa e discussão das prioridades e estratégias que visam melhorar a capacidade científica da rede.


Entre os temas discutidos junto aos integrantes do programa CHAMPS destacam-se: a Qualidade dos Cuidados de Saúde (QoC); uso dos dados do CHAMPS para os diferentes fins; a implementação da Estratégia de Impacto e Engajamento; os próximos passos para a consolidação do Centro de Liderança; e a importância do Acompanhamento Familiar e Autópsia Social.


Na reunião, Quique Bassat, um dos Investigadores Principais do CHAMPS em Moçambique, apresentou os resultados preliminares de um estudo piloto da rede CHAMPS sobre o peso das doenças genómicas para complementar a investigação feita pelo Painel de Determinação da Causas de Mortes na África Sub-Sahariana. O estudo visa gerar dados para apoiar uma implementação mais ampla e prospectiva de métodos genómicos, assim como uma estratégia cuidadosamente planeada e um plano de aconselhamento para as famílias.


O CHAMPS é financiado pela Bill & Melinda Gates Foundation e tem como objectivo principal, estudar as causas de morte de menores de 5 anos. O mesmo é coordenado pela Emory University e, é implementado em Moçambique, Mali, Serra Leoa, Quénia, África do Sul, Etiópia, Bangladesh e Índia.

52 visualizações0 comentário
bottom of page