NEW PHD FELLOWS JOIN CRYPTOT&T
- Nercio Machele

- 15 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Texto original publicado no website dz University of Bergen (UiB)
Dois novos bolsistas de doutoramento juntam-se ao projecto CryptoT&T, trazendo conhecimentos avançados em microbiologia diagnóstica e epidemiologia para fortalecer a investigação clínica sobre cryptosporidiose.
Tewachew Awoke Dejenie é microbiologista médico com ampla experiência em diagnósticos laboratoriais, ensino académico e investigação em doenças infeciosas. Possui Mestrado em Microbiologia Médica pela Universidade de Addis Ababa e Licenciatura em Ciências de Laboratório Médico pela Universidade de Gondar, com mais de dez publicações em revistas científicas revisadas por pares e o mérito de ter recebido o Prémio Tore Godal em 2020.
A sua experiência técnica inclui detecção de parasitas intestinais, microscopia de fluorescência, extração de DNA, PCR e electroforese em gel, com experiência aprofundada no trabalho com amostras clínicas em contextos com poucos recursos. Além disso, tem experiência em mentoria de estudantes, revisão por pares de manuscritos científicos e realização de análises estatísticas.
No projecto CryptoT&T, ele contribuirá com conhecimentos técnicos em microbiologia diagnóstica e microscopia baseada em LED no ensaio clínico. As suas tarefas de doutoramento incluem a avaliação da aceitação da recolha de amostras rectais e a sua precisão diagnóstica na detecção de cryptosporidiose, bem como a análise genética de isolados de Cryptosporidium.
Asnake Simieneh Tamru é microbiologista e epidemiologista, que anteriormente trabalhou como docente e chefe de departamento na Universidade Wolkite, Etiópia.
Asnake obteve o seu mestrado em Epidemiologia de Saúde Pública pela Universidade Mizan Tepi, Etiópia, em 2025. Antes disso, concluiu um mestrado em Microbiologia Médica pela Universidade Jimma, Etiópia, em 2020. Também possui licenciatura em Ciências de Laboratório Médico pela Universidade Hawassa, Etiópia, onde recebeu uma medalha de ouro em 2015.
Asnake publicou trabalhos sobre resistência antimicrobiana, doenças diarreicas, tuberculose e doenças não transmissíveis. Tem experiência em análise de grandes bases de dados e domínio de técnicas de testes moleculares, incluindo GeneXpert, qPCR, extração de DNA, microscopia fluorescente e testes ao nível do ponto de atendimento (POC).
No projecto CryptoT&T, contribuirá para o planeamento e supervisão do ensaio clínico com a sua experiência em microbiologia diagnóstica. As suas tarefas de doutoramento incluem determinar a prevalência da cryptosporidiose na Etiópia, avaliar a gravidade das co-infecções com agentes causadores de diarreia e realizar análise genética de isolados de Cryptosporidium.





