YAZDAN YAZDANPANAH QUER APOIAR O CISM
top of page

YAZDAN YAZDANPANAH QUER APOIAR O CISM


O Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) recebeu, no dia 20 de Outubro, na sua sede, em Manhiça, a visita do especialista em doenças infecciosas, Prof. Yazdan Yazdanpanah, acompanhado pelo Presidente da Fundação Manhiça, Dr. Leonardo Simão.


A actividade foi coordenada pelo Director Geral do CISM, Dr. Francisco Saúte, com auxilio dos responsáveis do laboratório e do Centro de Dados, e teve como objectivo ampliar o contacto entre o especialista em doenças infecciosas e o CISM.


Segundo o Director Geral do CISM “quando um potencial parceiro quer ver o Centro de perto e conhecer a nossa realidade, é um indicador de reconhecimento do trabalho que o CISM tem feito”. Dr. Francisco Saúte acrescentou que “visitas como estas são de extrema importância para firmar parcerias com novas instituições e projectar o crescimento do nosso Centro de Investigação”.


O Prof. Yazdanpanah ficou impressionado com os estudos desenvolvidos e os resultados alcançados pelo CISM e mostrou interesse em colaborar, particularmente, no apoio à formação e especialização dos investigadores do Centro, que no seu entender, tem trabalhado arduamente para reduzir a carga social e económica das doenças emergentes nos países em desenvolvimento.

Prof. Yazdan, visitando o laboratório do CISM, acompanhado pelo Director do CISM, Dr. Francisco Saúte, Presidente da FM, Dr. Leonardo Simão, e Arsénio Nhacolo, Responsável do Centro de Dados

Dr. Yazdan Yazdanpanah é actualmente Director da Agência Francesa de Pesquisa sobre o HIV/SIDA e as Hepatites que financia e coordena a investigação sobre HIV, Hepatite, DTSs, Tuberculose, infecções emergentes e reemergentes. É também chefe do departamento de Doenças Infecciosas no Hospital Bichat Claude Bernard, e Professor de Medicina na Universidade Paris VII – Denis Diderot, na França. É igualmente Presidente da Assembleia Geral da EDCTP (Parceria entre Europa e Países em Desenvolvimento para a Realização de Ensaios Clínicos). Os interesses de investigação do Prof. Yazdanpanah incluem a epidemiologia clínica do HIV, hepatite viral, doenças infecciosas emergentes entre outros.


A visita do Prof. Yazdanpanah ao CISM acontece num momento em que decorria o Décimo Fórum da EDCTP, em Maputo.

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page