Seminário | Dia Mundial do Mosquito
top of page

Seminário: O Papel do Mosquito no Contexto One Health

Celebra-se anualmente a 20 de Agosto, o Dia Mundial do Mosquito, data estabelecida em 1897, ano em que o médico britânico Sir Ronald Ross, descobriu que os mosquitos Anopheles eram os responsáveis pela transmissão do parasita da malária. Esta descoberta revolucionou os estudos da malária respeito a sua prevenção e tratamento. 


Até os dias de hoje, o controlo de vectores continua sendo crucial para a compreensão da malária sobre as formas de prevenção, bem como, para orientar estratégias de eliminação da doença. A Organização Mundial da Saúde, estima que em 2020, foram registados cerca de 241 milhões de casos de malária em todo o mundo, dos quais, 627.000 resultaram em mortes. O continente africano, é o mais afectado pela doença, em que 95% dos casos da doença e 96% das mortes foram registados, e Moçambique é um dos 4 países com a maior prevalência da malária, com cerca de 3,8% de casos.  

Neste contexto, o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), junto  com os seus parceiros, organizam uma reflexão que terá lugar na Faculdade de Veterinária da Universidade Eduardo Mondlane, no dia 21 de Agosto, entre as 10h00 às 12h00, onde espera-se contar com a participação de estudantes do ensino superior,  pesquisadores em Doenças infecciosas,  parceiros do PNCM, CISM, INS e FAVET  incluindo  Órgãos de Comunicação Social. O evento, estará subordinado ao tema: O Papel do Mosquito no contexto One Health.

ORGANIZAÇÃO

NOTÍCIAS 

Registro
Agnda
DSCF6516.jpg

10:00 Sessão de Abertura

Mestre de Cerimónia, Dra. Ivânia Moiane

Notas de Boas Vindas - Profa. Doutora Cesaltina Tchamo, Directora da Faculdade de Veterinária

Contextualização e Apresentação do Evento - Dr. Baltazar Candrinho, Responsável do PNCM

11:15 Entender o mosquito num contexto One Health

Moderador, Inés António

  • A abordagem One Health - Dr. Ayubo Kampango, Pesquisador Sénior do INS

  • O controlo vectorial integrado em Moçambique - Dulcisária Marrenjo

10:25 Malária e outras doenças transmitidas pelos mosquitos

Moderadora: Dra. Ana Paula Abílio

  • Estudos sobre a Malária em Moçambique - Dr. Pedro Aide, Director Científico do CISM

  • Mosquitos e Zoonoses: febre do Vale do Rift em Moçambique - Prof. Doutora Gaby Monteiro, Docente na Faculdade de Veterinária

12:10 Sessão de Encerramento

Mestre de Cerimónia, Dra. Ivânia Moiane

Agradecimentos e considerações - Sónia Mocumbi, CISM

Encerramento - Profa. Doutora Cesaltina Tchamo

bottom of page