banner2.png

WEBINAR - DIA MUNDIAL DO MOSQUITO

Celebra-se anualmente a 20 de Agosto, o Dia Mundial do Mosquito, data estabelecida em 1897, ano em que o médico britânico Sir Ronald Ross, descobriu que os mosquitos Anopheles eram os responsáveis ​​pela transmissão do parasita da malária. Esta descoberta revolucionou os estudos da malária respeito a sua prevenção e tratamento.

Em 2021, a OMS anunciou o lançamento da vacina RTS,S/AS01 contra a malária, entre crianças que vivem em regiões com transmissão moderada a alta da doença. Entretanto, a vacina é mais uma ferramenta na luta contra a doença, no entanto, o controlo de vectores, continua sendo uma estratégia vital para o controlo e eliminação da malária, pois é altamente eficaz na prevenção da infecção e na redução da transmissão da doença. As 2 intervenções principais são as redes tratadas com insecticida e a pulverização intra-domiciliar, ambas baseadas em estudos entomológicos.

Neste contexto, o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) e o Programa Nacional do Controlo da Malária (PNCM), em parceira com o Instituto Nacional de Saúde (INS) e a ABT Associates organizam uma sobre o principal vilão da malária: o Mosquito. Esta reflexão em formato de Webinar (virtual), terá lugar no dia 19 de Agosto, entre as 10h00 às 11h30, e será aberta ao público geral.

 
Nelson Cuamba, Msc, PhD (Abt Associates)

Nelson Cuamba, Msc, PhD (Abt Associates)

Dulcisária Marrenjo, MPH (PNCM)

Dulcisária Marrenjo, MPH (PNCM)

Mara Máquina, VMD, MSc (CISM)

Mara Máquina, VMD, MSc (CISM)

Ana Paula, MPhil, PhD (INS)

Ana Paula, MPhil, PhD (INS)

Caroline Kiuru, VMD, PhD (CISM)

Caroline Kiuru, VMD, PhD (CISM)

ORADORES

NOTÍCIAS