ADMINISTRADORA DO DISTRITO DA MANHIÇA ENALTECE A PRESENÇA E TRABALHO DO CISM NO DISTRITO�
top of page

ADMINISTRADORA DO DISTRITO DA MANHIÇA ENALTECE A PRESENÇA E TRABALHO DO CISM NO DISTRITO



A recém-nomeada Administradora da Distrito de Manhiça, Maria Fernanda Moçambique, realizou a 25 de Janeiro do corrente ano, uma visita às instalações centrais do Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), na vila sede do distrito. Na ocasião, Moçambique, foi recebida pelo Director Geral do CISM, Francisco Saúte, junto com a equipa de investigadores e membros da direcção do Centro, onde puderam apresentar as actividades e projectos implementados, incluindo as plataformas de Vigilância Demográfica e de Morbilidade, o Laboratório e o departamento de Tecnologia de Informação e Gestão de Dados.

Pudemos comprovar que o CISM é um parceiro estratégico, incontornável e com impacto evidente na melhoria das condições de saúde e na qualidade de vida da nossa população.

Na ocasião, a Administradora destacou que "honra-nos muito ter uma instituição como o CISM, primeiro, domiciliado no nosso território e segundo, porque em termos de parceria estratégica para o sector de saúde, é de uma contribuição inestimável. Nesta visita, pudemos comprovar que o CISM é um parceiro estratégico, incontornável e com impacto evidente na melhoria das condições de saúde e na qualidade de vida da nossa população."


Ainda segundo a administradora, “esta visita serviu também para estrategicamente vermos formas de intercâmbio entre o governo do distrito e o CISM, de modo que possamos rentabilizar a sua existência, através de ganhos mútuos”. Por outro lado, acrescentou que “congratulamos o CISM pelos resultados alcançados nos últimos anos que produziram evidências científicas, que influenciaram a elaboração e actualização de políticas sanitárias em Moçambique e no mundo, como é o caso das vacinas contra a malária, rotavírus, HPV (Papilomavírus Humano), principalmente porque grande parte desses estudos, se não todos, foram implementados no distrito. Acho que é muito importante agora criarmos a apropriação por parte das comunidades do distrito dos resultados das pesquisas realizadas pelo CISM e sua implicância na melhoria das condições de vida destes”, concluiu.

A Administradora foi recebida e acompanhada pelo Director Geral do CISM, Francisco Saúte

Por sua vez, o Director Geral do CISM, defendeu que é uma honra receber a nova administradora nas nossas instalações, pois isso motiva a continuar a exercer a pesquisa. “A história do CISM, é intrínseca e umbilicalmente ligada ao distrito da Manhiça, que testemunhou o seu nascimento, crescimento e processo de aprendizagem. Foram pacientes connosco, guiando-nos, e aconselhando-nos sobre como melhor levar as nossas actividades no seio da população, para conseguir os melhores resultados. Orgulha-nos saber que graças a aceitabilidade de estudos pela comunidade da Manhiça, pudemos expandir as nossas actividades para outras comunidades do país, e que fomos também capazes de contribuir para adopção de políticas e novas ferramentas para o controlo de doenças”, acrescentou.


Maria Fernanda Moçambique, foi nomeada administradora do distrito em de Setembro de 2022 em substituição de Cristina Xavier, actual Secretária de Estado na Província da Zambézia, com a qual o CISM contou sempre com o seu apoio incondicional e estreita colaboração para o sucesso de vários projectos e iniciativas levadas a cabo enquanto administradora no distrito de Magude e posteriormente no distrito da Manhiça.



719 visualizações0 comentário
bottom of page