CISM FORMA GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE EM MATÉRIAS COMUNICAÇÃO COM A IMPRENSA
top of page

CISM FORMA GESTORES DE INSTITUIÇÕES DE SAÚDE EM MATÉRIAS COMUNICAÇÃO COM A IMPRENSA

Atualizado: 12 de jul. de 2021


O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça realizou nos dias 21 e 22 Abril, uma formação no âmbito da disseminação de informação sobre o programa CHAMPS e outros temas de saúde, a qual identifica acções para maximizar a interação entre os diferentes actores que contribuem para a mudança social e de comportamento das comunidades.


Esta formação, visava capacitar os líderes de instituições de saúde sobre como lidar com a imprensa, de modo a contribuir para reduzir o risco de desinformação e garantir uma comunicação eficaz. O grupo alvo desta formação foi constituído por médicos chefes, directores clínicos e porta-vozes das diferentes instituições de saúde dos distritos de Quelimane, Mopeia e Mocuba na Província da Zambézia, totalizando 18 participantes. A equipe de formadores foi liderada por Arsénio Manhice e Simão Tomo contou com Inácio Sumila, Arlindo Mustafa e Jocas Achar como facilitadores. As sessões de abertura e encerramento foram dirigidas pelo representante do Director dos Serviços Provinciais de Saúde (SPS), Dr. Arcangelo Amussala, pelo representante da Direcção Provincial de Saúde (DPS), Dr. Anibal Fernando, e pelo Investigador Principal do Projecto CHAMPS, Dr. Inácio Mandomando.


Na formação, os representantes dos SPS e da DPS, reconheceram a importância da mesma, uma vez que poderá contribuir para a redução do risco de desinformação, evitando assim os tumultos, isto porque, assim que os profissionais de saúde estiverem capacitados, saberão lidar com a imprensa, para que possam transmitir informações pontuais e úteis para a comunidade, de forma clara e objectiva. Por outro lado, o Dr. Amussala, sublinhou que “estamos aqui para que sejamos capacitados a transmitir informações que possam influenciar às comunidades, aos seus líderes e outros Stakeholders incluindo os profissionais de saúde, na mudança socio-comportamental”. Ademais, o Investigador Principal do projecto, salientou que um dos objectivos principais da formação era contribuir para a disseminação de informações fidedignas sobre a saúde, mais concretamente, sobre a mortalidade infantil. “Incentivavamos aos órgãos de comunicação da Zambézia, a transmitir informações colhidas em fontes apropriadas e fidedignas, para garantir que essas informações sejam relevantes e que contribuam para a redução do risco de desinformação” - disse o Dr. Inácio.


De salientar que, esta é uma actividade está relacionado a um dos objectivos do projecto sobre a partilha de dados em tempo real para tomada de decisões, onde foi verificada a necessidade de maximizar a colaboração de todos intervenientes na estratégia de envolvimento comunitário, incluindo os órgãos de comunicação social e os profissionais de saúde. Foi também neste âmbito, que foi realizada de 31 de Agosto ao 4 de Setembro de 2020, uma formação para jornalistas baseados no distrito de Quelimane, com o propósito de estabelecer uma relação duradoura entre o programa CHAMPS, instituições de saúde e com os órgãos de comunicação social ao nível do distrito de Quelimane.


Foram temáticas da formação, comunicação e formas de oratória; como criar boas relações com a imprensa; relação do interlocutor com a imprensa; constatações e desafios para a melhoria de prestação de entrevistas a imprensa; o que fazer e não fazer durante uma entrevista; redes sociais: estratégias para comunicação em saúde; aspectos a ter em conta com informação classificada; e, como melhorar a relação entre jornalistas e profissionais da saúde. De salientar, que a actividade foi caracterizada por aulas práticas, onde os participantes puderam simular entrevistas e outras actividades de grupo.

56 visualizações0 comentário
bottom of page