top of page

FUNDAÇÃO MANHIÇA REALIZA O I FÓRUM DA INICIATIVA CONTRA A TUBERCULOSE (MTBI) E DESTACA AVANÇOS NA LUTA CONTRA A DOENÇA

ree

A Fundação Manhiça, entidade gestora do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM), realizou no passado dia 22 de Julho, o I Fórum da Iniciativa da Manhiça contra a Tuberculose (MTBI), em paralelo ao IV Simpósio em Saúde Global. O Fórum teve como principal objectivo aumentar a consciencialização sobre a prevenção da tuberculose — a doença infecciosa mais letal do mundo — e destacar os avanços científicos alcançados, com destaque para o desenvolvimento de novas vacinas.


O evento ocorreu num contexto desafiante para a saúde pública, marcado pela necessidade urgente de soluções eficazes e sustentáveis. “A capacidade de gerar conhecimento adaptado à nossa realidade é fundamental para garantir políticas públicas eficazes, respostas rápidas a crises e soluções inovadoras para os problemas que enfrentamos”, destacou o Secretário Permanente do Ministério da Saúde, Ivan Manhiça, na cerimónia de abertura.


O dirigente sublinhou ainda que a realização do fórum representa um importante momento para evidenciar os principais contributos da pesquisa para a melhoria da sobrevivência infantil em Moçambique, incluindo os avanços na área das vacinas e, em particular, no combate à tuberculose. “Apesar dos progressos, o país continua a enfrentar um elevado peso da tuberculose, frequentemente associada ao HIV, o que afecta especialmente as populações mais vulneráveis. Neste contexto, reforçamos a necessidade de acções coordenadas, investimentos sustentados e inovações tecnológicas para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz da doença.


Ciência, parcerias e compromisso com a inovação

Durante o fórum, o responsável pela área de tuberculose e HIV/SIDA no CISM, Alberto Garcia-Basteiro, revelou que a instituição está actualmente a avaliar uma nova vacina contra a tuberculose, baseada em tecnologias mais recentes, como mRNA. No entanto, o avanço desta investigação depende da conclusão de medidas específicas que permitirão finalizar a análise preliminar dos dados. “Este fórum representa uma oportunidade valiosa para discutir temas prioritários no campo da investigação em saúde. Este ano, o foco recaiu sobre os avanços e desafios relacionados ao desenvolvimento de vacinas contra a tuberculose, incluindo aquelas que utilizam tecnologia de mRNA”, afirmou o investigador. García-Basteiro sublinhou ainda que a iniciativa vai além da ciência: “Trata-se de uma acção institucional que visa não só apoiar actividades de investigação, mas também promover o envolvimento activo da comunidade e dos parceiros estratégicos”.


Basteiro também ressaltou a importância de divulgar os esforços que Moçambique está a fazer nesta área e o envolvimento activo de instituições moçambicanas como o CISM e o Instituto Nacional de Saúde (INS) em ensaios clínicos de vacinas actualmente em curso. “Estes estudos exigem recursos e logísticos significativos e poderão ser determinantes para que, nos próximos anos, o mundo disponha de uma nova vacina eficaz contra a tuberculose.”

A Iniciativa da Manhiça contra a Tuberculose (Mtbi)

A MTBI – Manhiça Tuberculosis Initiative é uma iniciativa institucional que visa fortalecer a investigação, reforçar parcerias estratégicas e aumentar o impacto do trabalho do CISM na área da tuberculose. Através de actividades de comunicação e sensibilização, a iniciativa pretende contribuir de forma significativa para a luta global contra esta doença, com vista à sua eliminação.

Comentários


Endereços e contactos

SEDE, MANHIÇA, BAIRRO CAMBEVE

Rua 12, CP 1929

Telf: (+258)  82 316 85 30 /  84 398 68 23

fundacao.manhica@manhica.net

ESCRITÓRIO DA CIDADE DE MAPUTO

Avenida Cahora Bassa, Nº 92

ESCRITÓRIO DE QUELIMANE

Av. da Libertação Nacional nr 1035, Unidade de Sinacura

Email: dinoca.gesse@manhica.net

ESCRITÓRIO DE MOPEIA

Rua Principal, Mopeia Sede

(Enfrente a praça dos trabalhadores)

Email: humberto.munguambe@manhica.net 

Uma iniciativa de

bottom of page