top of page

LEONARDO SIMÃO E S.A.R. LA INFANTA DOÑA CRISTINA HOMENAGEADOS NO IV SIMPÓSIO DA FM

Homenageados e outros participantes do Simpósio
Homenageados e outros participantes do Simpósio

Em reconhecimento à sua notável dedicação e valiosa contribuição à promoção dos valores institucionais da Excelência, Ética e Humanidade, no desempenho das funções, foram homenageados durante o IV Simpósio em Saúde Global da Fundação Manhiça, a S.A.R la Infanta Doña Cristina e o Dr. Leonardo Simão.


Doña Cristina foi distinguida pelo seu papel como Membro do Conselho de Patronos e de Administração da Fundação Manhiça (2015-2024), e o Dr. Leonardo Simão, pelo seu mandato como Presidente do mesmo Conselho (2016-2023).


De acordo com o Presidente da Fundação Manhiça, Martinho Dgedge, esta homenagem representa o reconhecimento institucional pelo legado, liderança e compromisso pessoal de ambos homenageados, que contribuíram decisivamente para consolidar o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça como um centro de excelência científica e um exemplo de cooperação internacional eficaz.

O diploma e troféu de homenagem à S.A.R. la Infanta Doña Cristina, foram entregues pelo membro do conselho de Administração da FM, Graça Machel
O diploma e troféu de homenagem à S.A.R. la Infanta Doña Cristina, foram entregues pelo membro do conselho de Administração da FM, Graça Machel

“Graças à liderança de S.A.R. la Infanta Doña Cristina, tornaram-se realidade projectos emblemáticos implementados pelo CISM, como o Programa MALTEM — Aliança Moçambicana para a Eliminação da Malária e o Projecto de Capacitação para a Introdução da Vacina contra o HPV, ambos com impacto directo na saúde pública e reconhecidos como referências internacionais. Por outro lado, durante presidência do Dr. Leonardo Simão, o CISM reforçou a sua agenda nacional e internacional, ampliou parcerias e reafirmou o compromisso com a ciência de excelência”, destacou o Presidente da Fundação.

Um envolvimento profundo e duradouro

O Membro Honorário do Conselho de Administração da FM e um dos fundadores do CISM, Pedro Alonso, fez questão de sublinhar a relevância das contribuições de ambos. “No caso da Infanta Doña Cristina, o seu envolvimento começou de forma intuitiva, passou a ser emocional e, mais tarde institucional. A sua dedicação era tal que chegou a trazer os seus filhos para visitar a Manhiça. chegou a trazer os seus filhos para visitar a Manhiça. Ela esteve sempre próxima do Centro, acompanhando investigadores, defendendo causas, ajudando a viabilizar projectos como as vacinas contra o pneumococo e o HPV.”


Eusébio Macete, ex-Director do CISM, destacou o papel da Infanta na advocacia internacional em momentos de complexidade institucional. “Ela tinha a capacidade única de unir opiniões, buscar consensos e abrir caminhos para a introdução de intervenções de saúde pública em Moçambique. A sua actuação foi também determinante na manutenção e fortalecimento das nossas relações estratégicas com o ISGlobal”.


O actual Director-Geral do CISM, Francisco Saúte, reforçou a admiração pela postura próxima e empática da Infanta. “Apesar do seu estatuto, sempre demonstrou atenção aos detalhes, simpatia e disponibilidade. Chegava a visitar o campo connosco, interessava-se pelas nossas dificuldades e colaborava activamente na busca de soluções.”

Durante a cerimónia o Dr. Leonardo, esteve representado pelo seu irmão Alberto Simão�
Durante a cerimónia o Dr. Leonardo, esteve representado pelo seu irmão Alberto Simão
Sempre atento aos detalhes

A investigadora Khátia Munguambe destacou a capacidade do Dr. Leonardo Simão em integrar ciência e desenvolvimento. “Ele sempre procurou compreender como os nossos resultados científicos estavam ligados ao progresso do país. Isso moldou profundamente a minha própria forma de pensar e investigar.”


Por sua vez, Pedro Alonso, recordou a longa amizade com Leonardo Simão, desde os tempos de faculdade. “Em todas as funções que ocupou – e continua a ocupar – Leonardo é uma voz ponderada, um conselho sábio, alguém sempre disponível para enfrentar os desafios do Centro, sem dúvidas o magnífico sucessor de Pascoal Mocumbi.”


Leonardo Simão
Leonardo Simão

Eusébio Macete acrescentou que a escolha de Simão para liderar a Fundação foi natural, devido ao seu perfil muito próximo ao do Dr. Pascoal Mocumbi, como médico e estadista. “Ele é líder agregador, acessível e com uma visão de diplomacia científica. Conseguiu abrir novas portas para financiamento e estabelecer parcerias estratégicas de alto nível.”


Francisco Saúte também partilhou o seu testemunho pessoal: “Leonardo Simão teve um papel incontornável no meu percurso como Director do CISM. Sempre oferecia orientações práticas e reconfortantes. Muitas vezes, suas respostas as minhas questões vinham acompanhadas de histórias – algumas pessoais, outras fictícias – que nos ajudavam a encarar os desafios com equilíbrio e confiança.”


As homenagens prestadas à S.A.R. la Infanta Doña Cristina e ao Dr. Leonardo Simão refletem o profundo respeito da Fundação Manhiça por líderes que, com visão, sensibilidade e compromisso, ajudaram a transformar a ciência em uma poderosa ferramenta de desenvolvimento humano e social.


Comentários


Endereços e contactos

SEDE, MANHIÇA, BAIRRO CAMBEVE

Rua 12, CP 1929

Telf: (+258)  82 316 85 30 /  84 398 68 23

fundacao.manhica@manhica.net

ESCRITÓRIO DA CIDADE DE MAPUTO

Avenida Cahora Bassa, Nº 92

ESCRITÓRIO DE QUELIMANE

Av. da Libertação Nacional nr 1035, Unidade de Sinacura

Email: dinoca.gesse@manhica.net

ESCRITÓRIO DE MOPEIA

Rua Principal, Mopeia Sede

(Enfrente a praça dos trabalhadores)

Email: humberto.munguambe@manhica.net 

Uma iniciativa de

bottom of page