top of page

MINISTRO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR ENALTECE TRABALHO DO CISM

Atualizado: 13 de jun. de 2023


O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Daniel Nivagara, visitou no dia 20 de Abril, o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), onde pôde testemunhar o trabalho realizado pelo CISM no distrito da Manhiça e noutras províncias do país. Nivagara, visitou um agregado familiar, onde observou como é implementado o sistema de vigilância demográfica, que permite aferir dados quantitativos e qualitativos da população de todo o distrito.


Na oportunidade, o Responsável pela Demografia, Charfudin Sacoor, destacou que em 1986, quando se estabeleceu o CISM para realizar a pesquisa biomédica no distrito da Manhiça, era fundamental ter uma plataforma de vigilância demográfica que pudesse compensar as limitações que as fontes demográficas comuns, como os censos e sistemas de registo civil, existiam e continuam existindo em países menos desenvolvidos.

Visita a um agregado familiar

“Imagina em contextos como o da COVID-19, na qual era necessário rastrear a localização de alguns pacientes que testaram positivo à doença, como localizá-los? Os outros distritos, não têm o privilégio que aqui na Manhiça temos. Graças ao Sistema de Vigilância Demográfica implementado pelo CISM no distrito, foi possível rapidamente rastrear pacientes com diagnóstico positivo à doença, incluindo os trabalhadores moçambicanos que vinham da África do Sul e por temer às restrições de não circulação (quarentena) que eram dados na fronteira, ao chegar na Manhiça não se apresentavam às autoridades” comentou o Director dos Serviços Distritais de Mulher Acção Social, Flezer Tomadote.


Já nas instalações do CISM, o Ministro visitou os Laboratórios, e o Centro de Dados. Este último departamento é responsável pelas bases de dados, desde a sua concepção, manutenção, acesso e meios para o seu uso, incluindo a digitação, gestão e análise de dados, apoiando aos estudos no desenho de formulários eletrónicos, armazenamento, organização e limpeza de dados, assim como extração dos mesmos e produção de relatórios. Na ocasião, Arsénio Nhancolo, Responsável do departamento de Tecnologia de Informação, Gestão e Análise de Dados, explicou que, “actualmente estão a ser envidados esforços para a Certificação do Centro de Dados.”

Felicito o CISM pela contribuição que está tendo na geração de conhecimento, soluções e ideias produzidas com base em evidências científicas(...)
Visita ao laboratório de entomologia

No final do encontro, Nivagara, demostrou satisfação pelo que viu, e comentou que “costuma-se dizer que o que é bom é preciso que seja dito e repetido várias vezes. Felicito o CISM pela contribuição que está tendo na geração de conhecimento, soluções e ideias produzidas com base em evidências científicas, que por um lado ajudam a melhorar a assistência sanitária para a população da Manhiça, e por outro, informar e recomendar as melhores políticas de saúde e por servir como referência para o progresso científico. E neste último aspecto, vale a apena destacar o nosso orgulho em ter uma instituição moçambicana, que produz conhecimentos com impactos no país e no mundo, fazendo com que Moçambique contribua para o desenvolvimento da ciência.”


Ainda de acordo com o Ministro, “é importante destacar a vitalidade e persistência numa ideia que iniciou pequena e tinham o sonho de ter algo grande, denota-se que houve um esforço em progredir. Esperamos que este esforço continue para que o CISM continue sendo uma marca que brilha e se espalha sempre.”


41 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page