UPS REALIZA PILOTAGEM DE INSTRUMENTOS DE COLHEITA DE DADOS PARA O PROJECTO GLOBAL MIX
top of page

UPS REALIZA PILOTAGEM DE INSTRUMENTOS DE COLHEITA DE DADOS PARA O PROJECTO GLOBAL MIX

Atualizado: 20 de set. de 2021


No âmbito das actividades do estudo Global Mix, decorreu a formação da equipa de recolha de dados para pesquisa formativa. A pesquisa formativa, tem como objetivo auscultar a comunidade em relação a aceitabilidade de uso dos diários de contacto e sensor de proximidade para colher informação relacionada a contactos entre as pessoas do mesmo agregado familiar e entre diferentes membros da comunidade, bem como, testar os instrumentos de recolha de dados (inquéritos aos agregados familiares e diários de contacto). Esta informação poderá ajudar a identificar melhores estratégias para implementação do estudo principal.


A formação teve duração de uma semana (20 a 24 de Julho) e foi facilitada remotamente pelos colaboradores da Universidade de Emory e Yale nos Estados Unidos de América. Como parte deste exercício, uma equipa composta por 9 participantes (4 provenientes do Centro de Investigação e Treinamento em Saúde da Polana Caniço (CISPOC), na Cidade de Maputo e 4 do Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) e liderada pela coordenadora do estudo, Felizarda Amosse Nhacolo esteve na última sexta-feira (24 de Julho) em Xinavane para fazer a pilotagem de instrumentos de recolha de dados, especificamente para a discussões de grupo focal.


Segundo a coordenadora do estudo, com as medidas decretadas pelo Governo para prevenção da COVID-19 em Moçambique, o procedimento padrão usado para conduzir uma discussão de grupo focal ficou afectado. Realizar uma discussão de qualidade envolvendo mais de 6 pessoas, observando por exemplo o distanciamento de 1.5 metros entre os participantes e usando máscaras, tornou-se um desafio pois afecta na qualidade da gravação de som e na interação entre o moderador e participantes.


No seu balanço final, a coordenadora do estudo partilhou que um dos constrangimentos verificados no decorrer desta actividade piloto foi o facto da sessão ter levado mais tempo do que previsto para este tipo de actividades, visto que antes de iniciar a actividade foi necessário garantir o cumprimento dos seguintes procedimentos: desinfecção das mãos, distribuição das máscaras, medição da temperatura, preenchimento do inquérito para o rastreio de COVID-19 e do consentimento informado.


De salientar que o projecto GLOBAL MIX (Perfil Abrangente de Padrões de Interação Social em Países e Baixa Renda) pretende medir os padrões de contacto e a interação social entre diferentes faixas etárias em ambientes rurais (distrito da Manhiça) e urbanos (Cidade de Maputo, Polana Caniço). O estudo será implementado em duas fases sendo que, na primeira será realizada uma pesquisa formativa e na segunda, será implementado o estudo principal e feito o levantamento de dados através de questionários sobre as características sociodemográficas dos participantes, preenchimento de 2 diários (de contacto pessoal e locais visitados) e uso de um sensor de proximidade em 63 agregados com crianças <5 anos.

23 visualizações0 comentário
bottom of page