ALBERTO GARCÍA-BASTEIRO RECEBE O PRÉMIO STEPHEN LAWN MEMORIAL


O coordenador da Área de Tuberculose e HIV/SIDA no CISM, e professor associado do ISGlobal, Alberto García-Basteiro, recebeu o prémio Stephen Lawn Memorial 2021, durante a cerimonia de encerramento da Conferência Mundial sobre Saúde Pulmonar realizada entre os dias 19 e 22 de Outubro pela The Union, uma organização internacional criada em 1920 ligada à área de pesquisa e apoio técnico em Tuberculose.


O Stephen Lawn Memorial, é um prémio criado em 2016 em memoria a Steve Lawn que foi um professor e pesquisador em doenças infeciosas e medicina tropical com destaque para os estudos sobre a Tuberculose e HIV/SIDA e que, perdeu a vida em 2016 aos 50 anos, vítima de doença. Em sua memória, foi estabelecido no mesmo ano, por meio de uma parceria global entre o TB Centre de Londres, a School of Hygiene & Tropical Medicine (Reino Unido), o Desmond Tutu HIV Centre na Universidade da Cidade do Cabo, África do Sul e a The Union, com o apoio da revista The Lancet, este prémio, que visa reconhecer pesquisadores com menos de 40 anos que realizaram um trabalho promissor com foco na redução da carga de doenças da tuberculose e HIV/SIDA na África Subsaariana.


Para o Dr. Alberto, “receber um prémio de instituições de enorme prestígio em nosso campo de pesquisa é um grande orgulho e também confere uma grande responsabilidade, inspirando-nos a continuar o nosso trabalho e a desenvolver ferramentas que possam melhorar o controlo da TB nas populações mais vulneráveis ​​do mundo”. Este reconhece que o Stephen Lawn foi um modelo para todos os envolvidos na luta contra a tuberculose e o HIV/AIDS na África e “o seu trabalho continua a inspirar muitos pesquisadores” acrescentou.


O premiado, conta com mais de 140 artigos publicados nas principais revistas biomédicas revisadas por pares e preside o actualmente o Grupo de Tuberculose da Sociedade Respiratória Europeia (ERS), uma organização que lhe conferiu ainda neste ano o Early Career Member Award, um prémio honorário que lhe foi entregue no dia 7 de Setembro num simpósio intitulado “Keys to success in science”, do no ERS International Congress 2021.


Para além de coordenador de uma área de pesquisa no CISM, Professor e Pesquisador Associado do ISGlobal, onde lidera o grupo de pesquisa de Tuberculose (TB), o Dr. Alberto é igualmente especialista em medicina preventiva no Hospital Clínic de Barcelona. As suas áreas de interesse incluem o estudo da carga da tuberculose em diferentes populações vulneráveis ​​e a avaliação da caracterização da doença a vários níveis, incluindo, clínico, microbiológico e social. Actualmente, conta com mais de 130 artigos publicados em revistas biomédicas revisadas ​​por pares e foi orador convidado em várias conferências internacionais.

62 visualizações0 comentário