ALBERTO GARCIA-BASTEIRO, RECEBE PRÉMIO DA SOCIEDADE RESPIRATÓRIA EUROPEIA


Alberto Garcia-Basteiro, Investigador

O Dr. Alberto García-Basteiro, coordenador da Área de Tuberculose e HIV/SIDA no CISM, foi premiado pela Sociedade Respiratória Europeia (do inglês, European Respiratory Society - ERS), com o Early Career Member Award. O prémio honorário, foi entregue no dia 7 de Setembro, no ERS International Congress 2021, num simpósio intitulado “Keys to success in science”.


“É para mim uma honra que a maior sociedade de medicina respiratória reconheça o trabalho que temos feito na área da tuberculose nos últimos 10 anos. As nossas conquistas científicas são, sem dúvida, o resultado direto do trabalho árduo de uma grande equipa de colegas que tem demonstrado um incrível compromisso com a luta contra a TB tanto do ponto de vista da pesquisa quanto da saúde pública. Estamos obviamente muito gratos ao ERS, que tem sido uma fonte constante de apoio, uma grande plataforma de aprendizagem e um excelente fórum de discussão científica”, destaca o investigador.


García-Basteiro, defende que o mérito para atribuição deste prémio pode ser resultante da sua contribuição à Sociedade, mas também porque é coordenador do grupo de TB da mesma sociedade (ERS). “Apesar de ser nominal (destinado a mim), tomo este prémio como de toda a equipa que está por de trás das minhas actividades, e considero que este é também um reconhecimento para o CISM e os demais colegas do Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGLOBAL), que demostra que estamos a trabalhar na boa direção e serve de estimulo para continuarmos”, afirma.


Para além de coordenador de uma área de pesquisa no CISM, o Dr. Alberto é igualmente especialista em medicina preventiva no Hospital Clínic de Barcelona e Professor Pesquisador Associado do ISGlobal, onde lidera o grupo de pesquisa de Tuberculose (TB). As suas áreas de interesse incluem o estudo da carga da tuberculose em diferentes populações vulneráveis ​​e a avaliação da caracterização da doença a vários níveis, incluindo, clínico, microbiológico e social. Actualmente, conta com mais de 130 artigos publicados em revistas biomédicas revisadas ​​por pares e foi orador convidado em várias conferências internacionais.


Salientar que Alberto Garcia-Basteiro, recebeu também em 2017 o prémio “Lección Joven” pela Sociedade Espanhola de Doenças Respiratórias e Torácicas, e o prémio “Union Young Scientific Prize” da International Union for TB and Lung Disease na Conferência Mundial de Saúde Pulmonar, entre outros prémios e reconhecimentos.


A ERS é a maior organização científica e clínica em medicina respiratória na Europa e uma das principais organizações médicas no campo respiratório. A ERS conta com um número crescente de membros que abrange mais de 160 países, e inclue mais de 35.000 cientistas, médicos, profissionais de saúde membros e outros especialistas. Esta organização, prioriza a ciência, educação e defesa para promoção da saúde pulmonar, aliviar o sofrimento de doenças e impulsionar os padrões para a medicina respiratória em todo o mundo.