CISM JUNTO COM O ISGLOBAL ENTREGAM EPI EM MOPEIA
top of page

CISM JUNTO COM O ISGLOBAL ENTREGAM EPI EM MOPEIA


Para garantir a retoma segura das actividades de campo no âmbito do projecto BOHEMIA, o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), realizou nesta terça-feira (20/10) junto com o Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal) a entrega de Equipamento de Protecção Individual (EPI) destinado aos profissionais de saúde afectos ao distrito de Mopeia. Entre o material distribuído destacam-se luvas, álcool, máscaras, botas hospitalares, barretes e patinetes, adquiridos no âmbito do projecto BOHEMIA financiado pela UNITAID, e que foram entregues por Amilcar Nacima, responsável pelo envolvimento comunitário do projecto Bohemia em Mopeia, numa cerimónia que previa-se a partipação do director Cientifico do Centro, Dr. Francisco Saúte e da Directora Financeira, Dolores Heras, porém, devido às restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus não foi possível que se deslocassem.


Na sua intervenção, Amilcar Nacima agradeceu a colaboração e confiança depositadas pelos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) ao CISM, afirmando que: “o material que hoje entregamos, é destinado aos diferentes profissionais de saúde afectos ao distrito de Mopeia, pois reconhecemos os riscos que se expõem no seu dia-a-dia para garantir o bem-estar da população, assim como os esforço que os SDSMAS têm vindo a realizar em actividades de assistência sanitária e prevenção da COVID-19 no distrito”.


A cerimónia de entrega, contou com a presença da secretária permanente do distrito, Senhora Emuna Jamal, do Director dos SDSMAS, Eduardo Tirano Zezema, da Médica Chefe do Distrito de Mopeia, Nildete Roque e dos chefes de repartições dos SDSMAS de Mopeia e de alguns colaboradores do CISM.


Por sua vez, a secretária permanente do distrito, reconheceu o contributo que o CISM tem dado a nível do distrito através da pesquisa e da colaboração junto aos SDSMAS nas Unidades Sanitárias do Distrito através do reforço de recursos humanos e de material. Segundo ela, “este apoio é muito importante e agradecemos bastante ao CISM pela iniciativa, pois o material que hoje é entregue, poderá ajudar muito ao Centro de Saúde de Mopeia Sede para melhor responder aos desafios da COVID-19”. E, segundo o Director Distrital dos SDSMAS “este material, poderá ajudar bastante para a protecção dos médicos, enfermeiros e de todos os que trabalham directa ou indirectamente com o problema da COVID-19”.


Esta entrega, ocorre no âmbito da retoma das actividades do projecto que haviam sido paralisadas devido à pandemia, e que agora decorre o minicenso em todo distrito e prevê-se que esta actividade (minicenso) registe o seu termino no mês de Dezembro. O projecto, prevê levar a cabo dois ensaios clínicos em diferentes condições ecológicas e epidemiológicas na África Oriental e Austral, nomeadamente na Tanzânia (através do Ifakara Health Institute) e em Moçambique (através do CISM).


O projecto BOHEMIA, tem como Principal Investigador o Dr. Francisco Saúte. Em Moçambique, é implementado pelo CISM em coordenação com o ISGlobal que contam com o financiamento da UNITAID. O mesmo, visa reduzir a transmissão da malária através da administração de Ivermectina em humanos e gado, pois a sua premissa é que, os mosquitos estão a evitar o contacto com as redes mosquiteiras e paredes pulverizadas com insecticidas preferindo picar no exterior das casas, alterando os seus horários de maior actividade e alimentando-se de sangue de animais.

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page