CISM PROMOVE TREINAMENTO SOBRE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM ADOLESCENTES
- Wanderleia Iris Noa
- 9 de mai.
- 2 min de leitura

o âmbito do Estudo "ADOMO - Desenvolvimento neurocognitivo e saúde mental de adolescentes pertencentes a uma coorte de Nestudo expostos e não expostos in útero ao HIV e ao tratamento preventivo intermitente de malária em Moçambique", foi realizado um treinamento prático e teórico sobre instrumentos de avaliação neuropsicológica em adolescentes com o objetivo de garantir a padronização e qualidade das avaliações neurocognitivas, foi organizado um treinamento intensivo sobre a aplicação dos instrumentos KABC-II (Kaufman Assessment Battery for Children), TOVA (Test of Variables of Attention), FRACT bem como sobre o correto preenchimento dos inquéritos do estudo.
O treinamento decorreu entre os dias 08 e 13 de abril de 2025, em Maputo e contou com a facilitação do Dr. Michael Boivin (neuropsicólogo clínico e professor da Michigan State University), referência internacional na área de avaliação neuropsicológica em contextos de países de baixa e média renda, onde treinou 12 profissionais (7 enfermeiras, 2 psicólogos, 2 médicas e1 oficial de projetos).
Durante a formação, os participantes tiveram acesso a sessões teóricas e práticas, com destaque para: compreensão dos princípios de avaliação neurocognitiva em adolescentes; rática supervisionada de administração dos testes KABC-II e TOVA em tablets; Simulação de entrevistas e aplicação dos instrumentos FRACT e dos inquéritos estruturados; Discussão de casos e abordagem ética no trabalho com adolescentes; Avaliação de adolescentes voluntários, o que possibilitou a consolidação prática dos conhecimentos adquiridos e a familiarização com as ferramentas de avaliação em contexto real.

Ao final do treinamento, com base no desempenho observado durante as atividades práticas e teóricas, foram selecionadas três enfermeiras que demonstraram maior aptidão e domínio técnico na administração dos testes. Estas profissionais serão contratadas para integrar a equipe de campo do estudo ADOMO, sendo responsáveis pela condução das entrevistas e avaliações neuropsicológicas junto aos adolescentes participantes do estudo.
A actividade constitui um passo essencial na preparação da equipe para a fase de coleta de dados do estudo ADOMO, assegurando que as avaliações sejam realizadas com rigor técnico, sensibilidade ética e padronização metodológica.

コメント