top of page

EQUIPE DO CHAMPS REUNI-SE COM O GOVERNO DISTRITAL DE QUELIMANE E PARCEIROS

Atualizado: 18 de set. de 2023


Após a partilha de dados dos estudos do programa CHAMPS em Quelimane, junto ao governo do distrito, no passado 23 de Agosto, a equipe técnica do Programa participou, a convite do Governo do Distrito de Quelimane, em uma reunião de coordenação com os parceiros de cooperação.


O encontro organizado e dirigido pelo Governo de Quelimane foi movido pelo reconhecimento, por parte do governo, do papel desempenhado pelas várias forças da sociedade com destaque para Organizações Não Governamentais (ONG) e Organizações de Base Comunitária (OBC) na materialização do Plano Quinquenal do Governo e, consequentemente, para o bem estar da população. Em paralelo, o governo pretende criar um ambiente favorável para o desenvolvimento de actividades das ONGs e OBCs e criar melhor coordenação entre estas e instituições do governo.


Na ocasião, o Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM), como forma de seguimento aos comentários e contribuições dos participantes em relação aos dados divulgados recentemente, apresentou as actividades realizadas pelo CHAMPS em Quelimane e partilhou os resultados obtidos no ano corrente.


O Administrador do Distrito, Simplicio de Andrade, comentou que as autoridades do distrito, incluindo os chefes de localidades e de postos administrativos, trabalharam arduamente para convencer a população da necessidade dos estudos do CISM e dos benefícios que o mesmo traria, acrescentado que os chefes de localidades, povoados e postos administrativos deveriam ser os primeiros a ser informados quando uma instituição pretende iniciar suas actividades numa determinada comunidade.


Outro foco de discussão foi em relação à localidade de Ionge, onde o CISM não actua no momento. Foi sugerido, pelo Governo do Distrito, que o CISM pudesse criar condições para adquirir um barco ambulância para ajudar no transporte de doentes graves residentes em Ionge e que possa interagir com instituições como a ADPP, de modo a saber sobre o acesso mais seguro de deslocação ao Distrito.


Milton Kincardett, Médico Coordenador do CHAMPS em Quelimane, agradece a oportunidade e faz uma avaliação positiva da reunião na medida em que estiveram presentes organismos do governo e da sociedade civil que podem melhorar a actuação do CISM no distrito, o que mostra que "há abertura por parte do governo do distrito, a todos os níveis. Os mesmos querem que os dados do CHAMPS, apresentados na reunião de divulgação, se transformem em acções de seguimento concretos com vista a melhorar a saúde da população de Quelimane”, disse Milton.


O Director dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS), Tomé Charles, apelou ao CISM e aos outros parceiros para envolver as autoridades distritais em momentos de recrutamento do pessoal, assim como algumas instituições têm feito, de modo que, em caso de litígio, as autoridades saibam como proceder a favor do CISM.


Participaram do encontro, para além de representantes do CISM, o Administrador do Distrito de Quelimane, o Director do SDSMAS, a Médica Chefe do SDSMAS, o Chefe da Repartição do Serviço Distrital de Actividades Económicas (SDAE), o Comandante Distrital da Polícia da República de Moçambique, os chefes de localidade de Ionge e Maquival, e representantes das seguintes organizações não governamentais: ADPP/TB CHALLENGE, DKT, CUAM ÁFRICA, NWET, FDC, MANITENSE e NANA.

66 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page