O PARADOXO DO ISGLOBAL: A PROPÓSITO DO 25º ANIVERSÁRIO DO CISM
top of page

O PARADOXO DO ISGLOBAL: A PROPÓSITO DO 25º ANIVERSÁRIO DO CISM

[Este texto foi escrito por Clara Menéndez e Pedro L. Alonso, e é o primeiro de uma série de artigos que iremos publicar nos próximos meses para comemorar o 25º aniversário do Centro de Investigação em Saúde da Manhiça, CISM]




Recordamos este mês de junho que há um quarto de século atrás, um grupo de investigadores da Fundació Clínic de Barcelona e do Ministério da Saúde de Moçambique, instalou-se na localidade de Manhiça, no sul do país, iniciando o projecto Manhiça, dando assim o surgimento ao Centro de Investigação em Saúde de Manhiça, uma iniciativa inédita dos governos de Moçambique e de Espanha com o financiamento da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID). Poucos poderiam imaginar que tal passo seria decisivo para que 15 anos depois fosse criado o Instituto de Saúde Global de Barcelona (ISGlobal).

O objectivo do “Projecto Manhiça” era estabelecer um centro de investigação e desenvolvimento na zona rural do país que assentasse em três pilares complementares: gerar conhecimento através da investigação sobre os problemas prioritários de saúde destas populações, fortalecer o capital humano através da formação de técnicos e pesquisadores no país e atendimento à saúde das comunidades que abrigam o centro.


Esses objetivos abordaram algumas das lacunas reconhecidas, ainda existentes, entre os países economicamente mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos: o déficit de capital humano adequadamente treinado e o fato de que 90% do orçamento global de pesquisa e desenvolvimento é direcionado principalmente para doenças que afectam os sectores mais ricos da população mundial. Isso negligencia algumas das doenças que mais afetam a humanidade: as chamadas doenças relacionadas com a pobreza. Doenças que são consequência e causa da pobreza e do subdesenvolvimento e que também representam uma falha que as leis de mercado não resolvem.


O CISM tem desempenhado um papel importante na melhoria da saúde em Moçambique.


Em suma, o CISM nasceu com a aspiração de contribuir para solucionar intoleráveis ​​brechas patrimoniais que representa o facto de que o local onde se nasce continua determinando as chances de sobreviver nos primeiros anos de vida e depois ter uma vida saudável e produtiva; ou que o risco de morrer durante a gravidez, parto ou puerpério é 50 vezes maior em Moçambique do que na Espanha. Princípios e missão que inspirariam anos depois a criação do ISGlobal. Tudo isso aconteceu num país que acabava de sair de uma longa guerra civil, precedida de uma guerra de libertação nacional e da constituição de um novo Estado independente em 1975. Um país que se encontrava nas posições mais baixas nos índices de desenvolvimento humano. Um país que representou o paradigma dos desafios do desenvolvimento e da saúde global.


Como todo trabalho humano, o desenvolvimento do CISM durante esses primeiros 25 anos teve luzes e sombras. No entanto, não é exagero classificar sua curta história como de sucesso. Foram desenvolvidos programas de pesquisa que contribuíram para o avanço do conhecimento e, em alguns casos, influenciaram as políticas nacionais e globais da Organização Mundial da Saúde (OMS), especialmente no campo da malária. O centro está na vanguarda da saúde global através da avaliação de vacinas, medicamentos e novas estratégias de combate à malária, tuberculose, HIV/SIDA, pneumonia, doenças diarreicas e outras doenças infecciosas prevalentes em países de baixa renda; sem deixar de lado outros problemas de saúde, como saúde a materno-infantil não infecciosa ou melhores instrumentos para definir as causas de morte e o peso das doenças.


Os problemas foram abordados numa perspectiva multi e interdisciplinar, com a participação de médicos, biólogos, entomologistas, demógrafos, geógrafos, antropólogos, economistas e outras disciplinas científicas. O CISM tem contribuído para a formação de um importante quadro de cientistas e técnicos moçambicanos (também espanhóis), estabelecendo a Universidade de Barcelona (UB) como um parceiro académico de referência para o país, nomeadamente no que diz respeito à formação de doutorandos.


Por último, mas não menos importante, tem prestado cuidados médicos contínuos e de qualidade a dezenas de milhares de pessoas através do Hospital Distrital da Manhiça e dos centros de saúde primários do distrito, muitos deles reabilitados ou reconstruídos com o apoio do CISM.


O CISM respondeu à sua visão fundadora, transformando-se em 2008 numa fundação moçambicana, declarada de utilidade pública, composta pelos representantes dos dois Estados, em conjunto com o Instituto Nacional de Saúde, a Universidade Eduardo Mondlane, a Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade e a Fundação Clínic de Barcelona (em representação da UB e do Hospital Clínica). Um novo desenvolvimento no panorama internacional, respondendo a uma visão de vanguarda da cooperação internacional, promovendo a liderança efetiva da sociedade civil e das instituições académicas e do governo do país, assumindo a propriedade e gestão de um centro que em pouco tempo se classificou entre os principais centros do continente africano. Como recorda com frequência Graça Machel (doutora honoris causa pela Universidade de Barcelona em 2008), o CISM contribui para o facto de Moçambique ter ocupado a primeira página de prestigiosos meios de comunicação internacional com notícias positivas e de esperança.


O CISM tem contribuído para a formação de um importante quadro de cientistas e técnicos moçambicanos e espanhóis.


Frequentemente, a história dos centros de pesquisa biomédica em África responde a um legado colonial, representando uma antena ou laboratório de campo das instituições da metrópole correspondente. Nesse sentido, a história do CISM e da saúde global em Barcelona é um paradoxo.

A criação do CISM através da cooperação entre Espanha e Moçambique foi promovida por um pequeno grupo de profissionais do Ministério da Saúde de Moçambique e do Hospital Clínic-Universitat de Barcelona. O CISM rapidamente chamou a atenção de vários actores e personalidades dos dois países fundadores, bem como de outros lugares. Existem literalmente dezenas de presidentes e chefes de governo, ministros, secretários de estado, Consellers en Cap, consellers, reitores, embaixadores, académicos e jornalistas que visitaram o CISM desde sua criação. Desta longa lista, vamos relembrar alguns eventos ou visitas notáveis, cujo tempo se mostrou particularmente relevante para o desenvolvimento da saúde global em Barcelona.

Visita do Presidente de Moçambique Joaquim Chissano e Sua Majestade a Rainha Sofia ao CISM em 1998.


A visita do Presidente de Moçambique Joaquim Chissano e de Sua Majestade a Rainha Sofia para inauguração das novas instalações e laboratórios, em Maio de 1998, deu ímpeto político e visibilidade, e lançou as bases para o que viria depois, durante a seguinte década prodigiosa.

Em Julho de 2000, apenas alguns meses após as cheias devastadoras no sul de Moçambique, Regina Rabinovich, então directora da Malaria Vaccine Initiative, visitou o CISM. Assim, iniciou-se a cooperação directa com a Fundação Bill & Melinda Gates, com os ensaios de vacinas contra a malária (RTS, S). Posteriormente, em Setembro de 2003, o CISM foi o primeiro centro de pesquisa que o Bill e a Melinda Gates visitaram em África, consolidando assim a colaboração com a sua Fundação, que continua até hoje. Algumas semanas antes, Núria Casamitjana, vice-reitora do UB, visitou o centro e lançou as bases para uma ação estratégica de vanguarda do UB.


A Fundação “la Caixa” já apoiou vários projectos de saúde e investigação na área da tuberculose e HIV/SIDA, através do programa de cooperação internacional. Em Maio de 2005, a Infanta Doña Cristina de Borbón, directora da Área Internacional da Fundação “la Caixa”, deslocou-se oficialmente a Moçambique e ao CISM pela primeira vez. Esta visita marcou o início de uma longa e frutífera relação entre “la Caixa” e a pesquisa, formação e assistência em saúde global.


Por outro lado, o incentivo de Joan Rodés e Antoni Trilla, actual reitor da Faculdade de Medicina e Ciências da Saúde da UB, e o apoio continuo ao longo do tempo da direção do Hospital Clínic (Raimon Belenes, Josep Maria Piqué, Josep Maria Campistol ), bem como a confirmação da oportunidade e necessidade de reforçar as capacidades de investigação em Barcelona para complementar e optimizar as actividades e oportunidades representadas pelo CISM, levou em 2006 à criação, em conjunto com a UB e a Generalitat de Catalunya, do Centro de Pesquisa em Saúde Internacional de Barcelona (CRESIB), o primeiro centro de pesquisa na Espanha focado nos problemas de saúde das populações mais desfavorecidas. A Ministra da Saúde da Generalitat de Catalunya, Marina Geli, acompanhada pelo director-geral da Saúde Pública, Antoni Plasència, visitou a Manhiça em Setembro de 2007, endossando o compromisso da Generalitat de Catalunya com a saúde global e o papel da investigação, formação e assistência nos países mais pobres do mundo.


Laboratório do CISM


O reitor da UB, Marius Rubiralata, também como presidente da Fundació Clínic, visitou Moçambique e participou na criação da Fundação Manhiça em 2008. O envolvimento da UB, inspirado em Núria Casamitjana, autêntica motor intelectual da Health Global em a UB, aprofundou-se com a criação do Observatório de Saúde Global e a posterior contratação do escritor como professor de Saúde Global –a primeira cátedra desta disciplina na Espanha–. Nessa altura, e fruto do interesse da gestão do Hospital Clínic por esta disciplina, foi criado o primeiro serviço Internacional de Saúde num hospital de Espanha.


Pedro L. Alonso e Pascoal Mocumbi. O seu apoio incansável ao projecto da Manhiça, primeiro como Primeiro-Ministro de Moçambique e depois como primeiro Presidente da Fundação Manhiça, foi um elemento chave para o CISM atingir os 25 anos de vida.


O impulso final ocorreu em 2008. Por um lado, a atribuição do Prémio Príncipe das Astúrias de Cooperação Internacional ao CISM ajudou a consolidar o conceito de Investigação em Saúde Global como uma ferramenta estratégica de cooperação internacional entre instituições e a opinião pública. O apoio constante da Infanta Doña Cristina ao CISM e o quadro conceitual que o inspira foram fundamentais para que o Isidre Fainé e o Jaume Lanaspa (presidente e diretor da Fundação ”la Caixa”, respectivamente) a acompanhassem em fevereiro de 2008 numa visita ao CISM. Apenas um mês após o seu retorno, Fainé chamou-nos ao seu escritório. Como muitos outros, a visita à Manhiça mostrou-lhe grosseiramente as insuportáveis ​​desigualdades que existem no nosso planeta e, sobretudo, as causas e consequências que causam nas crianças, adolescentes e mulheres grávidas do meio rural, onde essas populações estão prisioneiras no ciclo de doença e pobreza. A convicção partilhada pela Infanta Cristina de Borbón, Isidre Fainé e Jaume Lanaspa, de que era necessário colocar a ciência, a equidade e a compaixão ao serviço dos países mais pobres, levou à criação do primeiro Instituto de Saúde Global da Espanha em 2010.


Possivelmente, poucos dos que actualmente trabalham e se beneficiam de ter um Instituto de Saúde Global em Barcelona, conhecem a história e as raízes do ISGlobal. É importante reconhecer que o CISM e a actividade em saúde global tem permitido a formação de um grande número de cientistas no nosso país e tem proporcionado oportunidades para o desenvolvimento de projetos e captação de recursos financeiros, o que de outra forma não teria sido possível.

Em suma, a certeza indubitável é que, sem o CISM, o ISGlobal não existiria. Conhecer as raízes e ser fiel aos fundamentos intelectuais que inspiram a nossa acção é essencial em todas as facetas da vida. E é importante lembrar no contexto actual, em que a desigualdade em saúde não para de crescer, que o lugar onde se nasce continua a determinar o nosso futuro e, sobretudo, a saúde global - especialmente no que diz respeito à saúde dos mais pobres e vulneráveis nos países “No roots no fruits”, como diria Marcel Tanner.


Um esclarecimento antes de encerrar esta breve nota, que visa a criação do ISGlobal e o papel decisivo que o CISM desempenhou nele. Não incluímos neste texto a contribuição central de centenas ou milhares de moçambicanos de todas as classes sociais; a população distrital, o pessoal de saúde, os pesquisadores do centro, o pessoal de apoio e as autoridades distritais, provinciais e nacionais. Reconhecer e destacar sua contribuição será tema de outra redação que, necessariamente, será mais longa e detalhada.


Talvez o nosso colega e amigo Eusébio Macete, que dirigiu o CISM durante mais de 10 anos, possa abordar esta tarefa num próximo post desta série dedicada ao 25º aniversário do centro. Mas não podemos e não queremos terminar sem destacar, entre todos eles, um nome: Pascoal Mocumbi. A sua decisão de se comprometer com a investigação científica sobre as doenças endémicas no seu país e o seu apoio incansável ao projecto da Manhiça, primeiro como Primeiro-Ministro de Moçambique e depois como primeiro Presidente da Fundação Manhiça, foi um elemento chave para o CISM atingir 25 anos de existência.


95 visualizações0 comentário
bottom of page