USO DE DIAGNÓSTICOS MOLECULARES PORTÁTEIS (TRUENAT) MELHORA O TRATAMENTO DA TUBERCULOSE
- Nercio Machele

- 30 de out.
- 2 min de leitura

A Tuberculose (TB) continua a ser uma das principais causas de morte por doenças infecciosas em muitas regiões do mundo, sobretudo em regiões com acesso limitado a laboratórios e equipamentos de diagnóstico especializados. Nesse contexto, um estudo multicêntrico recentemente publicado na The Lancet Primary Care avaliou a eficácia do Truenat, um sistema de diagnóstico molecular portátil desenvolvido para detectar o agente causador da TB (Mycobacterium tuberculosis) e identificar resistência à rifampicina, antibiótico amplamente utilizado no tratamento da TB de forma rápida, precisa e próxima ao ponto de cuidado do paciente.
A investigação foi conduzida em 29 Unidades Sanitárias (unidades de saúde primária) de Moçambique (14) e Tanzânia (15), envolvendo mais de 3.900 adultos com sintomas sugestivos de TB pulmonar entre Agosto de 2022 e Junho de 2024. As unidades foram divididas em dois grupos: no grupo de intervenção, o sistema Truenat (MTB Plus e MTB-RIF Dx) foi implementado directamente nas unidades de saúde, permitindo comunicação rápida de resultados; já no grupo de controlo, as amostras de escarro (expectoração) eram enviadas para laboratórios equipados com GeneXpert MTB/RIF Ultra, seguindo o padrão de diagnóstico convencional.
Os resultados do estudo demonstraram que o Truenat apresenta desempenho diagnóstico comparável ao das plataformas laboratoriais convencionais, mas com vantagens operacionais significativas. No grupo de intervenção, 97% dos pacientes com TB confirmada microbiologicamente iniciaram o tratamento em até 7 dias, em comparação com apenas 63% no grupo de controlo. Ainda mais notável foi o facto de 82% dos pacientes diagnosticados com o Truenat terem iniciado o tratamento no mesmo dia, versus apenas 3% daqueles cujo diagnóstico foi realizado com o GeneXpert em laboratórios remotos. Com um tempo de resposta inferior a duas horas e exigindo mínima infraestrutura, o sistema Truenat possibilita decisões clínicas mais rápidas, o que pode contribuir para reduzir a transmissão comunitária e melhorar os desfechos clínicos.
Segundo a médica e investigadora do CISM e uma das principais autoras do artigo, Marta Cossa "o estudo oferece evidências robustas de que o diagnóstico molecular descentralizado é viável e eficaz, trazendo benefícios concretos para a estratégia de controlo da TB em locais de recursos limitados". Cossa e os demais autores defendem a integração progressiva de plataformas portáteis como o Truenat nos programas nacionais de combate à tuberculose, como ferramenta complementar que amplia o acesso a diagnósticos rápidos e de qualidade nas unidades de saúde primária, fortalecendo as redes de vigilância, tratamento e controlo da doença.
Referência
Khosa, C., Cossa, M., Leukes, V., Hella, J., Sabi, I., Watson, M., Larsson, L., Garcia-Basteiro, A., Riess, F., Schumacher, S. G., Nguenha, D., Manjate, P., Elisio, D., Ntinginya, N. E., Mangu, C., Lwilla, A., Sasamalo, M., Temba, H., Madeira, C., … Kranzer, K. (2025). Implementing the Molbio Truenat platform and tuberculosis assays versus standard of care at primary care clinics for the detection and treatment of tuberculosis in Mozambique and Tanzania (TB-CAPT CORE): A cluster-randomised trial. The Lancet Planetary Health. https://doi.org/10.1016/S3050-5143(25)00028-7





