ARRANCA PROJECTO 3SI- NO ÂMBITO DA LUTA CONTRA DOENÇAS PARASITÁRIAS
- Sonia Mocumbi

- 24 de out. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de nov. de 2025

Decorreu entre 25 e 26 de setembro último, em Ghent, Bélgica, a reunião que marcou o arranque do projecto intitulado “3SI-Control Integrated Anthelmintic-Based Control Of Taenia Solium Cysticercosis/Taeniasis, Soil-Transmitted Helminthiasis And Schistosomiasis: Safety, Effectiveness, And Implementation Strategies”, uma iniciativa que visa contribuir para o controlo integrado de três doenças tropicais negligenciadas (nomeadamente a Taenia solium - TS, helmintas transmitidos pelo solo- STH e esquistossomose- SCH) através de uma abordagem One Health que integra saúde humana, animal e ambiental, unindo conhecimentos e experiência em diversas áreas, incluindo avaliação da segurança de medicamentos, estudos de custo-efectividade, estudos de implementação com envolvimento de partes interessadas, modelação, comunicação e disseminação.
A iniciativa que será implementada durante 48 meses (quatro anos) em 3 países, nomeadamente Zâmbia (University of Zambia), Tanzânia (SUA & UDSM) e Moçambique (CISM), conta com a participação de institucionais como o ISGlobal e Hospital Clinic de Barcelona, sob a coordenação da Universidade de Ghent. E financiamento do programa EDCTP 3 da União Europeia.
Uma Colaboração Euro-Africana por Futuros Mais Saudáveis
Os principais objectivos do projecto passam por avaliar a segurança e a eficácia da administração conjunta de uma nova combinação de albendazol-ivermectina com praziquantel em áreas onde coexistem várias doenças parasitárias. Paralelamente, o 3SI-CONTROL pretende desenvolver estratégias de implementação adaptadas às realidades locais, capazes de reforçar os programas nacionais de controlo de doenças tropicais negligenciadas.
O consórcio irá ainda modelar o impacto epidemiológico e a custo-eficácia destas intervenções a longo prazo, fortalecer as capacidades de investigação e farmacovigilância dos centros africanos parceiros e garantir a divulgação ampla dos resultados junto de comunidades, profissionais de saúde e decisores políticos, promovendo a adoção de políticas sustentáveis de controlo integrado.
Durante os dois dias, investigadores, coordenadores e estudantes de doutoramento de instituições parceiras de África e da Europa definiram as bases científicas, operacionais e de comunicação que orientarão a execução do estudo nos próximos anos, o que marcou um passo decisivo na consolidação da estrutura científica e operacional do 3SI-CONTROL.
Perspectivas futuras
Com o arranque oficial das actividades, o 3SI-CONTROL estabelece as bases para um ensaio clínico multicêntrico pioneiro sobre a coadministração de fármacos e para a integração de estratégias sustentáveis de controlo de DTN. As próximas etapas incluem a finalização dos protocolos clínico e de pesquisa e implementação, a harmonização dos SOPs, o arranque dos estudos de campo e o lançamento do website.
O encontro de Ghent consolidou as bases científicas e logísticas para as próximas fases do projecto e reforçou o compromisso conjunto dos parceiros em promover uma colaboração interdisciplinar sólida, alinhada com os princípios de investigação integrada e impacto em saúde pública em contextos endémicos da África Subsariana, contribuindo para o controlo integrado das doenças tropicais negligenciadas.
Para mais informações, visite: https://3sicontrol.com





