top of page

ESTUDO REVELA LACUNAS NO CONHECIMENTO E PRÁTICAS SOBRE A TUBERCULOSE EM MOÇAMBIQUE


O artigo foi inscrito no âmbito do estudo Stool4TB
O artigo foi inscrito no âmbito do estudo Stool4TB

Um estudo recentemente publicado na revista PLOS Global Public Health, liderado por Agostinho Lima, investigador da Unidade de Pesquisa Social do Centro de Investigaçao em Saúde da Manhiça (CISM), revelou importantes lacunas no conhecimento e nas práticas de prevenção e diagnóstico da tuberculose (TB) entre adultos vivendo com HIV e cuidadores de crianças com sintomas sugestivos da doença no distrito de Manhiça, em Moçambique.


Os investigadores recorrem a uma abordagem qualitativa para analisar as percepções, atitudes e comportamentos relacionados à procura de cuidados de saúde num contexto marcado por elevada carga de HIV e TB. Segundo Lima, “neste estudo, notamos que a tosse persistente é o sintoma mais reconhecido entre os participantes, seguido de dor no peito, perda de peso, febre, fadiga e sudorese noturna. Apesar disso, persistem percepções equivocadas sobre formas de prevenção, com muitas pessoas acreditando que evitar o compartilhamento de utensílios, como copos, seria a principal medida de proteção contra a doença”.


Outro resultado preocupante refere-se aos atrasos na procura por cuidados. O artigo, que resultou do estudo Stool4TB, alerta que “vários indivíduos, sobretudo pessoas vivendo com o HIV, esperaram mais de três semanas após o início dos sintomas para procurar assistência, muitas das vezes aproveitando consultas de rotina para levantamento de antirretrovirais ou exames regulares, o que compromete o diagnóstico precoce”.

Agostinho Lima, prineiro autor do artigo
Agostinho Lima, prineiro autor do artigo

O estudo também evidencia barreiras culturais e técnicas que dificultam a resposta à TB. Entre elas, estão narrativas sociais que associam a doença ao compartilhamento de objectos, à exposição à fumaça ou até a crenças culturais, bem como limitações diagnósticas, como a dificuldade na recolha de escarro em crianças e em pessoas vivendo com HIV, além da baixa sensibilidade de alguns testes tradicionais.

Recomenda-se ajustes nos modelos de atendimento

Segundo os autores, “os resultados apontam para a necessidade urgente de reforçar a educação em saúde, corrigindo equívocos sobre transmissão e prevenção da TB e incentivando a procura imediata por cuidados diante de sinais e sintomas sugestivos”. O trabalho recomenda também ajustes nos modelos de atendimento, de modo a garantir que pacientes sintomáticos sejam atendidos prontamente, em vez de depender apenas de consultas previamente agendadas ou de visitas motivadas por outros cuidados de saúde.


Implementado no Hospital Distrital da Manhiça, o estudo oferece evidências valiosas fundamentais para orientar estratégias locais e nacionais de combate à tuberculose. Ao evidenciar as falhas de conhecimento e os atrasos na busca por diagnóstico, os autores reforçam que superar essas barreiras é essencial para reduzir a transmissão e salvar vidas.


Referência

Lima AV, Cossa H, Djive H, Cossa O, Cumbe M, et al. (2025) Gaps in TB-related knowledge and practices: An assessment of health care seeking behavior among adults with HIV and caregivers of paediatric patients with presumptive TB symptoms in Manhiça district, southern Mozambique. PLOS Global Public Health 5(8): e0004734. https://doi.org/10.1371/journal.pgph.0004734


1 comentário


Osvaldo
há 14 horas

Estudo bastante pertinente. As recomendações do estudo devem ser implementadas noutras unidades sanitárias para o alcance de muitos outros pacientes.

Curtir

Endereços e contactos

SEDE, MANHIÇA, BAIRRO CAMBEVE

Rua 12, CP 1929

Telf: (+258)  82 316 85 30 /  84 398 68 23

fundacao.manhica@manhica.net

ESCRITÓRIO DA CIDADE DE MAPUTO

Avenida Cahora Bassa, Nº 92

ESCRITÓRIO DE QUELIMANE

Av. 7 de Setembro,  bairro Liberdade, Rua praça do Bonga

Email: dinoca.gesse@manhica.net

ESCRITÓRIO DE MOPEIA

Rua Principal, Mopeia Sede

(Enfrente a praça dos trabalhadores)

Email: humberto.munguambe@manhica.net 

Uma iniciativa de

bottom of page