top of page

TREINO EM ANÁLISES MOLECULARES REFORÇA CAPACIDADE PARA MONITORAR EFICÁCIA DOS ANTIMALÁRICOS EM ANGOLA


 Arlindo Chidimatembue junto com os formandos do INIS
 Arlindo Chidimatembue junto com os formandos do INIS

Com o propósito de fortalecer a monitoria da eficácia dos antimaláricos em Angola, o Centro de Investigação em Saúde da Manhiça (CISM) capacitou profissionais do Instituto Nacional de Investigação em Saúde (INIS) e do Programa Nacional de Controlo da Malária (PNCM) de Angola em técnicas avançadas de análises moleculares. O treinamento permitiu aos participantes desenvolver a capacidade de distinguir, através da correção molecular, recrudescências de novas infecções — um passo essencial para a avaliação precisa da eficácia dos tratamentos antimaláricos.


Ministrada por Arlindo Chidimatembue, Investigador Júnior do CISM e formador, a capacitação abrangeu todas as etapas do processo laboratorial: desde a preparação das amostras e a realização de testes utilizando técnicas de biologia molecular, até à análise detalhada dos dados com recurso a softwares específicos e à interpretação dos resultados. O programa incluiu ainda conteúdos essenciais sobre biossegurança e organização laboratorial.


De acordo com Chidimatembue, prevê-se que a médio e longo prazo os participantes passem a conduzir análises de forma autónoma, contribuindo para a geração de dados fiáveis para apoiar decisões de saúde pública e um controlo mais eficaz da malária em Angola.


Um dos formandos, Domingos Joaquim Matias Jandondo, técnico do INIS, destacou a importância do treinamento por ter sido realizado pela primeira vez em Angola e em língua portuguesa, o que, segundo a fonte, facilitou a aprendizagem. “A forma clara como foi explicada a diluição dos primers, e especialmente, a interpretação dos resultados no programa Peak Scanner fizeram toda a diferença para a minha evolução técnica”, afirmou. Domingos destacou ainda a importância da colaboração com o CISM, na implementação do diagnóstico molecular no país, sobretudo num contexto de limitações de financiamento e formação técnica contínua em Angola.


Também participante na formação, Pedro Rafael Dimbu, biólogo e responsável pela área de Parasitologia do PNCM, sublinhou que estes treinamentos, realizados em parceria com o CISM e o ISGlobal, representam um reforço significativo da capacidade técnica nacional, permitindo ampliar a utilização de técnicas de PCR e genotipagem na vigilância de resistência aos antimaláricos. “O CISM é uma instituição de referência com vasta experiência em estudos de biologia molecular e eficácia terapêutica, e esta parceria contribui para o fortalecimento da vigilância epidemiológica e promove decisões baseadas em evidências rumo à eliminação da malária”, sublinhou.


Dimbu acrescentou que Angola está ainda a dar os primeiros passos na investigação molecular, apesar de possuir larga experiência em estudos de eficácia terapêutica. “Nada melhor do que associar-se a instituições como o CISM. “A formação representa um investimento estratégico no futuro da saúde pública em Angola.


A parceria contribui directamente para iniciativas em curso do PNCM, que realiza vigilância molecular e monitoramento da resistência aos antimaláricos, controlo de vectores e resistência a inseticidas, enquanto o INIS foca a sua investigação nas doenças transmitidas por vectores, incluindo arboviroses. Para ambos os organismos, a continuidade da capacitação técnica, a melhoria das condições laboratoriais e a disponibilidade de reagentes e logística permanecem desafios prioritários.


Este esforço conjunto demonstra o compromisso do CISM em apoiar países africanos na geração e utilização de evidências científicas para reforçar a resposta à malária – ainda uma das principais ameaças à saúde pública na região.

Comentários


Endereços e contactos

SEDE, MANHIÇA, BAIRRO CAMBEVE

Rua 12, CP 1929

Telf: (+258)  82 316 85 30 /  84 398 68 23

fundacao.manhica@manhica.net

ESCRITÓRIO DA CIDADE DE MAPUTO

Avenida Cahora Bassa, Nº 92

ESCRITÓRIO DE QUELIMANE

Av. da Libertação Nacional nr 1035, Unidade de Sinacura

Email: dinoca.gesse@manhica.net

ESCRITÓRIO DE MOPEIA

Rua Principal, Mopeia Sede

(Enfrente a praça dos trabalhadores)

Email: humberto.munguambe@manhica.net 

Uma iniciativa de

bottom of page